CARBOIDRATO SIMPLES OU COMPLEXO? – Por Maria Alves*

A alimentação é um dos processos de maior influência no desenvolvimento físico e psíquico do indivíduo e, em termos gerais, no seu estado de saúde. Atualmente, enfrenta-se grande dificuldade de manutenção de uma dieta adequada, tanto pela variedade de alimentos lançados no mercado, como pela falta de orientação à maior parte da população com relação ao o que e quanto comer.
Mas afinal o que são carboidratos? Os carboidratos são a principal fonte de energia da dieta, ou seja, é nosso principal combustível para o funcionamento do corpo, desde o cérebro até nossos músculos. No corpo, os carboidratos são decompostos em glicose (açúcar) para serem usados como fonte de energia para ajudar a abastecer nosso dia, como uma fonte de energia para nossos cérebros e para a função muscular.
Ex: assim como um carro funciona a gasolina, nossos corpos funcionam principalmente com carboidratos. Quando consumidos, os carboidratos são decompostos pelo nosso sistema digestivo em gás (glicose) e armazenados nos tanques de gás do nosso corpo (fígado e músculos). Quando consumidos em quantidades adequadas, os carboidratos ajudam a abastecer adequadamente nosso tanque de gasolina. No entanto, quando os carboidratos são simples e em excesso, temos o potencial de transbordar nossos tanques de gás, o que pode levar a altos níveis de açúcar no sangue, ganho de peso, fadiga e muitos outros problemas, é como se fosse uma gasolina de má qualidade que traz problemas ao carro.
Carboidratos simples: São aqueles de maior índice glicêmico sendo mais fácil a absorção pelo organismo. Portanto, esse tipo de carboidrato e armazenado na forma de gordura, contribuindo para o ganho de peso ou favorecendo para outros tipos de danos ao organismo. Ex: doces, sobremesas, tortas doces, sucos concentrados, refrigerantes, arroz branco, pão massas, todos os tipos de industrializados e outros.
Carboidratos complexos: São aqueles que possuem absorção mais lenta, promovendo maior saciedade. Dessa forma, além de benéfico à saúde você estará evitando o ganho de peso indesejado e se protegendo de varias patologias, se consumido adequadamente. Ex: alimentos integrais, batata doce, grão de bico, castanhas, mandioca, lentilha, derivados de aveia, como farinha, farelo e grãos e outros.
Dicas: No café da manha coma um pão francês de 50g, no dia seguinte coma uma porção de 50g de banana da terra cozida ou batata doce cozida ou duas fatias de pão integral 100% ou mandioca ou inhame você pode escolher são varias opções. E observe qual dos desjejuns você ficou mais tempo saciado.
Que seu alimento seja seu remédio (Sócrates)

  • Nutricionista
  • ** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site
Esta matéria foi visualizada477 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *