VACINAS NA REDE PÚBLICA E REDE PARTICULAR – Por Dra. Táina Almeida*
Temos disponíveis no Brasil 2 calendários de vacinação, o do Ministério da Saúde que é usado no nosso sistema publico e o da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que contempla mais vacinas, disponíveis na rede privada.
O primeiro ponto é que essa diferença existe, pois o sistema publico se baseia na saúde coletiva para justificar suas decisões. Já a SBP reúne os estudos e monta o seu calendário no melhor que há disponível pensando no individuo, numa única criança, que deve ser protegida de todas as maneira possíveis.
Como tivemos alguns surtos no país de meningite e casos inclusive aqui na nossa região, essa dúvida sobre as diferenças se tornaram mais frequente. No sistema público, para crianças até 1 ano só temos vacina contra a meningite C, enquanto na rede privada temos a Meningo ACWY e a Menigo B. Outra diferença importante é a pneumocócica, devido a esse nome as pessoal tem a falsa ideia que ela é só para proteger contra a pneumonia, mas não é. O caso que tivemos em nossa região foi uma meningite causada por um pneumococo. Na rede pública temos a Pneumo 10 e na particular a Pneumo 13 e Pneumo 23.
Existem outras diferenças, mas essas são as principais por se tratarem de doenças tão importantes e graves que são capazes de deixar sequelas serias na vida de uma criança. As outras diferenças você pode conferir no quadro abaixo. Alguns casos especiais ( crianças com certas patologias) tem direito a essas vacinas na rede pública. Isso deve ser visto com o seu médico.
Dr. Táina Almeida – é médica pediatra em Conselheiro Pena
* O texto e imagem é de inteira responsabilidade da autora e não representam necessariamente a opinião do jornal