OUTUBRO ROSA PET – Por Dra. Isadora Vieira **

Assim como a campanha internacional com humanos, o Outubro Rosa Pet é uma oportunidade para conscientizar os tutores sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em cães e gatos. Por isso, a observação constante e a prevenção devem fazer parte da rotina de todo tutor de pet, principalmente no caso de fêmeas.
De uma maneira geral, o câncer de mama costuma afetar principalmente cães e gatos fêmeas não castradas, mas pode acometer qualquer animal, independentemente de raça, porte ou sexo.
Um dos agravantes mais comuns é o uso de anticoncepcional para cadelas e gatas, que aumenta significativamente a produção hormonal do organismo, podendo causar o câncer de mama nas fêmeas. O uso desse método para evitar a gestação não é recomendado pelos veterinários.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA NOS PETS!

O câncer de mama em gatos e cães não é difícil de ser descoberto se houver uma observação frequente no corpo do pet. O sinal mais clássico é a presença de nódulos na região das mamas. Por isso, ao perceber que seu pet está com a mama inchada ou com pequenos caroços na região, é bom redobrar a atenção. Os outros sinais de câncer de mama em pets que devem ser observados são:

· Inchaço do tecido mamário
· Secreção nas mamas
· Sensibilidade na região
· Vermelhidão
· Dor

Sinais gerais, como febre, apatia e falta de apetite, também são comuns.

A visita periódica ao médico veterinário é de extrema importância, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento. O veterinário é o único profissional que pode examinar e diagnosticar a presença de problemas relacionados à doença de forma adiantada, e indicar o melhor tratamento para o seu pet.

PREVENÇÃO É UM ATO DE AMOR. PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!

**Médica Veterinária – CRMV-MG 21.835

Esta matéria foi visualizada367 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *