CONFIRA A CARTEIRA DE VACINAÇÃO DE SEU FILHO – VACINAS EM DIA É UM ATO DE AMOR

Além das vacinas contra covid-19 e influenza, diversas outras que compõem o calendário nacional de imunização estão disponíveis nas salas de vacinação localizadas nas unidades básicas de saúde (UBSs). É importante que a população atente à necessidade de manter em dia a carteira de vacinação, como forma de prevenir doenças para as quais já existem imunizantes disponíveis.

Além do sarampo, outras doenças, como difteria e paralisia infantil, ainda circulam ativamente pelo mundo. Por isso, é fundamental imunizar a população para evitar  o reaparecimento dessas enfermidades no Brasil.

Manter a carteira de vacinação atualizada significa que você está se protegendo e protegendo a sua família de todas as doenças que circulam na região onde você vive e para as quais já existem vacinas.

Vacinar é um ato de amor!

As vacinas geram pouquíssimas reações em comparação com a quantidade de benefícios e proteção que elas oferecem.

Os calendários nacionais de vacinação respeitam a necessidade de proteção de cada faixa etária de acordo com suas possibilidades de infecção e também pensando nas complicações que a vacina pode causar.

Ou seja, se uma vacina é recomendada para determinada idade é porque já foram considerados e estudados todos os benefícios que ela terá para um indivíduo daquela faixa etária.

Calendário de vacinas: como funciona?

Atualmente, existem dois calendários de vacinação principais no Brasil que podem ser seguidos para manter a carteira de vacinação atualizada: o do Programa Nacional de Imunização (PNI) e o da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

O PNI é o programa da rede pública criado em 1973 por determinação do Ministério da Saúde. Seu objetivo foi unificar e coordenar as ações de imunização da população brasileira.

O calendário do PNI contempla praticamente todas as vacinas disponíveis no mercado, entretanto, os esquemas vacinais praticados na rede pública e privada são um pouco diferentes.

Já as clínicas particulares de vacinação seguem as recomendações da SBIm, que além de contemplar todas as vacinas do PNI, contém algumas doses de reforço.

Além disso, determinadas vacinas do calendário de vacinação particular protegem contra mais cepas de um determinado vírus.

Pode-se dizer que o calendário vacinal do PNI é o calendário básico de vacinação e o  do SBIm contempla uma proteção extra.

Também tem algumas vacinas que são oferecidas gratuitamente apenas para determinadas faixas etárias. Um exemplo é a da influenza, por exemplo, que é fornecida todos os anos durante as campanhas de vacinação para os grupos de risco da doença, como gestantes, idosos e crianças.

CLIQUE AQUI  e saiba quais vacinas estão disponíveis

Esta matéria foi visualizada307 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *