SEBRAE APRESENTA PROJETO DE MOEDA LOCAL NA CÂMARA DE CONSELHEIRO PENA – ENTENDA

Conselheiro Pena – Foi apresentado na Câmara de Vereadores, no dia 24/05, através do SEBRAE, o Projeto de implementação da Moeda Local em nosso município.

A proposta é fortalecer a economia local, incentivando o comércio e empreendedores através de uma moeda paralela ao Real, que seria sustentanda pela Prefeitura de Conselheiro Pena, com pagamento de incentivos que fariam a moeda circular na cidade.

A proposta do SEBRAE, que trata-se de um plano piloto, e faria com que quem recebesse a moeda, pudesse comprar nos estabelecimentos de produtos produzidos na região, e a emissão dessa moeda seria proporcional a quantidade de produtos e serviços comercializados no município. Para cada moeda local emitida pelo município, um real seria depositado em um fundo monetário que garantiria essa moeda circulante.

A princípio seria o município a adotar a colocação da moeda em circulação através de programas sociais e de incentivos econômicos, fazendo com que o cidadão pudesse inclusive pagar tributos do próprio município com a moeda local recebida.

A Moeda local, seria gerida por um Conselho Monetário, sustentanda por um fundo, e fiscalizada pela controladoria do município. Sendo várias etapas, até a sua efetiva instituição, inclusive com o nome da moeda e desing, que seria através de concurso.

O Projeto ainda é uma possível ideia, visto que necessita de muitos ajustes e correções, quanto a atuação da Câmara Municipal em uma fiscalização mais atuante. Segundo o Presidente da Câmara, Vinícius Tápias, a proposta apresentada pelo SEBRAE trata-se de um plano piloto, uma idéia que precisa ser muito bem estudada e ajustada. “Precisamos incentivar a economia, mas temos de criar meios e mecanismos de controle, fiscalização, e principalmente transparência para que a moeda local possa ter credibilidade e não ser apenas uma política eleitoreira, que vai jogar nas costas da população uma conta muito alta no futuro” concluiu Vinícius.

Vinícius lembra que os comerciantes de Conselheiro Pena, já tem sido muito penalizados com a atual política tributária do município, e para aderir ao Projeto de Moeda local, ele tem de enxergar que este projeto possui bastante transparência, seriedade, e ser longe de politicagem.

Esta matéria foi visualizada732 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *