Da série: transtorno de aprendizagem. O que é, e quais são? – Por Renata Lopes*

O DSM-5 TR – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, considera que o transtorno de aprendizagem é caracterizado por “dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades”.
São considerados transtornos do neurodesenvolvimento, ou seja, aparecem nos primeiros anos da infância, mesmo antes da criança chegar à idade escolar. Porém, como se manifestam em situações específicas de aprendizado, dificilmente os sintomas são percebidos antes.
Ao chegar na fase de inserção escolar, características especificas aparecem, despertando um olhar mais criterioso da família e principalmente dos docentes. Por isso são chamados de transtorno da aprendizagem, com a presença de tais transtornos, o aluno tem dificuldade de adquirir conhecimentos básicos escolares. Porém, os transtornos de aprendizagem não só ocorrem exclusivamente na infância. Não só atingem também jovens e adultos, como, em
muitos casos, onde não acontece as devidas intervenções, a condição tende a se agravar com o tempo.
A denominação transtorno de aprendizagem, engloba diferentes dificuldades cognitivas relacionadas ao processamento de informações. Pode afetar a leitura, a ortografia, a motricidade, a expressão, o raciocínio e o senso numérico do aluno, levando as dificuldades para além do ambiente escolar. Em muitos casos, o aluno é afetado psicologicamente pelo prejuízo na aprendizagem, sentindo-se incapaz e inferior perante o resto da sala, podendo causar alterações no comportamento e dificuldade para se socializar.
Qual seria a causa dos transtornos de aprendizagem?
Existem muitos mitos sobre o que causa um transtorno de aprendizagem, desde temperos e corantes até famílias disfuncionais. No entanto, a ciência não apresenta evidências o suficiente para isso. Assim como outros transtornos neurobiológicos, um transtorno de aprendizagem é o resultado de alteração no processamento de informações, causada pela transmissão entre neurônios.
Não há uma única causa, para os transtornos de aprendizagem. É pressuposto que tenham origem biológica. No entanto, fatores ambientais e circunstanciais também influenciam o seu surgimento.
Problemas durante a gestação ou o parto, falta de oportunidade de ir à escola, bullying,ambiente familiar desfavorável e até o método de ensino, são alguns desses elementos.
O profissional, psicopedagogo ou neuropsicopedagogo é bastante indicado para, contribuir na investigação, compreensão do quadro e possíveis intervenções, junto com a equipe multidisciplinar.
Acompanhem os próximos artigos, para um maior entendimento sobre, “Transtorno de aprendizagem“, veremos cada transtorno em específico, suas subdivisões, características e intervenções indicadas

*Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional
CBO 2394-40/45.

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