PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE MATRICULA NA REDE ESTADUAL COMEÇOU NA TERÇA-FEIRA

Começou nesta terça-feira (26) e vai até o dia 12 de janeiro de 2024 o período para a confirmação de matrículas na rede estadual. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça que só estarão com a vaga garantida nas escolas estaduais aqueles que fizerem essa validação dentro do prazo.

Para confirmar a matrícula, pais, responsáveis ou os próprios alunos devem apresentar todos os documentos que constam na Resolução SEE nº 4.917/2023. Além disso, também é necessário comprovar os dados informados no Cadastro Escolar 2024, realizado por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

Confirmação da matrícula

A confirmação da matrícula deve ser feita de forma presencial na secretaria da escola à qual o estudante foi encaminhado pelo Sucem. O resultado do cadastro escolar 2024 para confirmar a matrícula pode ser consultado neste link.

“Chamo atenção de toda comunidade escolar quanto ao período de confirmação da matrícula, pois este é o segundo momento, após terem realizado o cadastro para o ano de 2024, pelo Sucem. Lembramos que os documentos informados no cadastro devem ser apresentados na unidade escolar à qual o estudante foi encaminhado para confirmar a matrícula”, explicou o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso.

Já os estudantes que foram encaminhados para alguma escola da rede municipal de ensino devem observar o calendário estabelecido por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para realizar a confirmação da matrícula.

Em todo o Estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. A lista com todos os municípios participantes pode ser consultada neste link. O Sucem é o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), que indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida, durante o Cadastro Escolar.

Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro poderão tentar uma vaga novamente, no período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, pelo site. Nas vagas excedentes, o encaminhamento será realizado de acordo com a disponibilidade nas escolas da região ao endereço do estudante.

Início do ano letivo de 2024

Em 2024, o início do ano letivo está previsto para o dia 5 de fevereiro, data em que iniciarão as aulas em todas as 3.425 escolas da rede estadual.

O início do ano escolar, quando é feito o trabalho de planejamento, está marcado para o dia 1º de fevereiro. Já o término do ano letivo de 2024 está previsto para o dia 13 de dezembro. O recesso escolar ao fim do primeiro semestre tem previsão para ocorrer entre os dias 22 de julho até 2 de agosto. Por fim, o recesso de outubro ocorrerá entre os dias 14 a 18 de outubro de 2024.

FOTO: Rafael Fernandes/SEE

Esta matéria foi visualizada326 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *