AO DIA DA ENFERMAGEM A importância de valorizar a equipe de enfermagem

O processo de enfermagem representa uma alternativa de reaproximação da equipe de enfermagem com seu cliente, entendendo-se o mesmo com um instrumento metodológico de trabalho, que possibilita a análise crítica sobre as condições de saúde do cliente e efetiva a atuação dos profissionais de Enfermagem.
A enfermagem se faz responsável direta pelo processo de cuidar do paciente. Esse cuidado contempla também a família e suas necessidades. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde em relação à segurança do paciente, a Enfermagem é uma grande aliada na busca e garantia da qualidade do cuidado prestado.
A valorização da profissão de enfermeiros e técnicos de enfermagem é fundamental para fortalecer o sistema de saúde como um todo. Esses profissionais desempenham um papel essencial na assistência aos pacientes, na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
A enfermagem encontra algumas dificuldades para desenvolver o seu trabalho, como a alta demanda dos serviços, sobrecarga de trabalho, escassez de materiais e equipamentos de proteção individual adequados, formação desqualificada, dificuldades na educação permanente entre outros.
E de grande importância a conscientização dos gestores de saúde sobre a importância da capacitação da equipe de enfermagem, o investimento na educação e salário dignos fortalece a contribuição dos profissionais para prioridades de atenção à saúde, assegura um acesso mais equitativo à assistência e melhora os resultados na qualidade de vida dos pacientes.
Dia 12 de maio comemoramos mundialmente o dia da Enfermagem e o dia do Enfermeiro. Parabéns a todos vocês.

Enfermeiro:Stenio Araujo Estratégia de Saúde da Família.
COREN/MG: 239412.
Instagran: @stenioenfermeiro.

Esta matéria foi visualizada698 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *