O SONO E A APRENDIZAGEM: TERIAM ELES ALGUMA RELAÇÃO? – Por Renata Lopes*

Já passou em seus pensamentos em como o sono pode interferir na aprendizagem? ou em qual a importância do sono para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma criança? ou ainda a qualidade nesta situação se relaciona com quantidade?
Este é um assunto de muitas especulações, bastante polêmico e que merece a nossa reflexão, pois todos achamos saber a importância e o valor do sono. segundo kandel, ganhador do prêmio nobel com estudos sobre a memória, o sono é um “estado altamente organizado, gerado pela ação cooperativa de muitos componentes comportamentais e neurais”. e, conforme a neurociência vem descobrindo, sono e aprendizagem estão fortemente relacionados.
Durante o sono, o cérebro reorganiza e armazena as informações adquiridas durante o dia. o sono adequado melhora a capacidade de atenção, concentração, resolução de problemas e desempenho cognitivo em geral; saúde emocional: a falta de sono ou o sono de baixa qualidade pode afetar negativamente o equilíbrio emocional, e o desenvolvimento cognitivo das crianças. o sono é uma atividade essencial para uma vida saudável.
Nesse período, os seres humanos conseguem recuperar as energias e descansar o corpo e a mente depois de um dia corrido. isso ocorre porque o sono é capaz de interferir na capacidade de atenção, memória, registros sensoriais, raciocínio e outros aspectos cognitivos.
Levando a situações práticas, é viável dizer que pessoas que não dormem direito têm a memória afetada, não conseguem se lembrar de fatos que ocorreram há pouco tempo, passando por um verdadeiro lapso temporal.
Assim sendo, a influência do sono no processo de memorização e aprendizagem é extrema. para isso, basta entender que a aprendizagem, de fato, é uma atividade cognitiva, que ocorre a partir da consolidação da memória, conforme citamos acima. E dessa maneira, o sono tem um papel fundamental neste processo.

Para maiores informações e atuação, estamos situados à Rua José Maurício de Vasconcelos,1759, sala 02 – centro – Conselheiro Pena ou agende pelo telefone, também whatsapp (33) 98465-3359

 

  • Neuropsicopedagoga clínica e institucional
  • CBO 2394-40/45
  • O artigo é de inteira responsabilidade da autora
Esta matéria foi visualizada225 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *