O SEGREDO DA FELICIDADE – Por Pastor Juberto Jr*

No Salmo primeiro nós encontramos o segredo da Felicidade. O Salmo diz que é “bem-aventurado” aquele que tem algumas atitudes. E bem-aventurado quer dizer feliz, muito feliz, felicíssimo, feliz no superlativo. Este homem rejeita três coisas (v. 1):
Primeiro: Ele rejeita o conselho dos ímpios, o conselho daqueles que não creem no Senhor. Ele não busca conselho nessas pessoas, mas busca conselho em pessoas que temem a Deus.
Segundo: Ele, não fica no caminho dos pecadores. Não que nós não sejamos pecadores. Somos. Mas, há pessoas que optam pelo pecado, vivem uma vida de pecado, gostam do pecado, querem pecar e se orgulham em pecar. Esse homem, que é feliz, simplesmente não anda nos mesmos caminhos que essas pessoas. Ele escolhe andar nos caminhos de pessoas que querem andar com Deus.
E a terceira coisa que ele evita é a roda dos escarnecedores. Os escarnecedores são aqueles que criticam tudo, aqueles que fazem chocarrice e riem de tudo, assentam-se em determinados lugares nas suas mesas, embriagam-se e ficam criticando todas as coisas. O escarnecedor é aquele que critica tudo e todos. Pois bem: aquele que quer ser feliz evita as rodinhas em que se encontram essas pessoas.
Feliz é aquele que tem uma só atitude. Feliz é aquele que se enche de uma só coisa. Veja o verso de número 2. Ele se enche da Palavra de Deus. Ele lê a Palavra. Ele ama a Palavra, a Bíblia Sagrada. E ele medita nela de dia e de noite. Isso não quer dizer que ele está todo dia e toda noite, desde a manhã até o outro dia, até a outra manhã lendo a Bíblia. Ele lê a Bíblia e medita nela. Talvez você seja aquele que faz a devocional pela manhã, lê a bíblia e pensa naquele texto durante todo o dia.
Esse texto vai ser o seu Norte. É disso que nós estamos falando. E se você tem condições de ler mais vezes ao dia e refletir, é também disso que nós estamos falando. O homem feliz tem prazer na Palavra de Deus, não no conselho dos homens maus.
E a consequência dessas atitudes está no verso 3: esse homem é comparado a uma árvore que é bem regada porque é como a árvore plantada junto a corrente de águas, uma árvore bem cuidada. Esse homem é como essa árvore.
Ele é um homem regado pelo Espírito Santo de Deus. Ele é frutífero como uma árvore saudável. Ele produz bons frutos. Ele produz frutos abençoadores, o Fruto do Espírito (Gl 5. 22-23). Ele está sempre saudável. A folhagem não murcha. É sempre saudável, sempre viçoso e tudo quanto ele faz dá certo: é bem-sucedido.
Esse é o homem que teme ao Senhor. Essa pessoa tem intimidade com o Pai, porque o verso 6 diz que o Senhor conhece o caminho dessa pessoa. Os maus vão perecer (vv. 4 e 5). Mas este homem que busca ao Senhor será íntimo de Jesus.
Jesus é a nossa Alegria. A Bíblia, a Sua Palavra, é o nosso prazer. O Santo Espírito é aquele que nos rega todos os dias e esse é o segredo da Felicidade. Esse é o segredo da Alegria: andar com Cristo Jesus, o nosso Senhor. Viver da Sua Palavra e evitar tudo e todo aquele que simplesmente rejeita a Cristo Jesus.

* o texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site

* Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton – IPB – Conselheiro Pena.Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton –
IPB – Conselheiro Pena.

Esta matéria foi visualizada1.163 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *