SABADO DE CHUVAS INTENSAS CASTIGAM RESPLENDOR E O DISTRITO NICOLÂNDIA

imagem de Nicolândia distrito de Resplendor - Duas pessoas morreram
imagem de Nicolândia distrito de Resplendor – Duas pessoas morreram

Quase mil moradores de Nicolândia, distrito da cidade de Resplendor (MG), ficaram desabrigados depois das fortes chuvas que cairam no local neste fim de semana. Cerca de 60% dos moradores da comunidade, de aproximadamente 1600 habitantes, estão desabrigados. Segundo a Defesa Civil, o corpo de um cadeirante foi localizado neste sábado (19) em meio aos escombros de uma casa que foi arrastada pela enxurrada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer as famílias desabrigadas, mas, segundo os militares, a queda de uma ponte que dá acesso ao vilarejo está dificultando os resgates. A BR-259, principal via que liga o distrito a Resplendor, ficou parcialmente interditada e tem dificultado a chegada dos bombeiros ao local.

 

Pela manhã, ônibus atolou em estrada vicinal que liga Nicolândia a Resplendor (Foto: Juliely Piske/Arquivo Pessoal)
Pela manhã, ônibus atolou em estrada vicinal que liga
Nicolândia a Resplendor
(Foto: Juliely Piske/Arquivo Pessoal)

Desde a última sexta-feira (18), a Defesa Civil de Resplendor está empenhada nas vias que ligam a cidade à Nicolândia. Na estrada vicinal do município, duas barreiras desmoronaram. De acordo com a Prefeitura Municipal, o deslizamento de terra foi provocado pelas intensas chuvas que caem na cidade desde quinta-feira (17).

A estrada possui cerca de 48 km, a maior parte sem asfalto. Segundo a Defesa Civil, o trecho próximo ao distrito de Bom Pastor já foi liberado. O restante do percurso segue impedido pela queda das barreiras, e as chuvas têm dificultado a limpeza da estrada. Além da equipe de oito homens da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Obras, voluntários de fazendas vizinhas ajudam nos trabalhos.

Outra estrada, que passa pelos municípios de Pancas e Colatina, ambas cidades do Espírito Santo, também dão acesso ao distrito de Nicolândia. A Defesa Civil não soube estimar a distância pelo percurso alternativo. A estrada vicinal que liga Nicolândia a Resplendor, até o final deste sábado, permanecia parcialmente interditada. ( fonte: G1.com)

A Defesa Civil de Resplendor, no Vale do Rio Doce, corrigiu neste domingo (20/11) o número de mortos após uma tromba d’água no distrito de Nicolândia. Segundo o órgão municipal, três pessoas morreram e duas estão desaparecidas. Anteriormente, o coordenador Atacílio Butilheiro havia anunciado a localização de quatro corpos.

O corpo da terceira vítima foi encontrado no início da tarde deste domingo. Cerca de trinta bombeiros realizam buscas no distrito com intuito de localizar duas mulheres desaparecidas. Enfermeiros, médicos e voluntários prestam apoio aos moradores de Nicolândia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 127 pessoas estão desabrigadas (estão temporariamente impedidas de retornar para casa) e outras 151 desalojadas (tiveram suas residências destruídas). Os bombeiros também informaram que o temporal destruiu 42 casas e 73 foram atingidas pela enxurrada de lama. ( Aconteceunovale.com.br)

 

 

Esta matéria foi visualizada5.258 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *