DESSERVIÇO – Por José Nilson *
A graça escondida no sofrimento. No capítulo 20, verso 29 os amigos de Jó concluíram seu discurso dizendo que tal é a sorte do homem perverso. Afirmando que o sofrimento de Jó era um castigo de Deus. Resposta fácil para questões difíceis ou não compreendidas. Demonstraram falta de tato, de empatia e de misericórdia para com o clamor de Jó.
Não faltam pessoas que gostam de apresentar um Deus carrasco para os outros, nunca para si, até porque se coloca como interprete e representante de Deus, coloca Deus na condição de capitão do mato, malfeitor pessoal. Por estarem o oprimindo e aumentando seu sofrimento, Jó pediu que se calassem, no capítulo 13, 1 – 10, Jó protesta contra Deus e pede uma audiência com Deus, para entender o que está acontecendo e se defender.
Diante dos problemas é melhor buscar o entendimento em Deus do que nas pessoas. O entendimento, impressão pessoal que se tem de Deus, colocando Deus como inimigo, aumentando o sofrimento e diminuindo a fé e a esperança, acabando por afastar as pessoas de Deus, por isso Jó quis se confrontar diretamente com Deus.
Na verdade, tem pessoas que se divertem em definir Deus conforme elas mesmas, dizem ser a vontade de Deus, enquanto que na verdade estão revelando o espírito odioso que lhes habita, impondo seus próprios desejos, destilando e aplicando seu veneno, sua perversidade, opressão, desejo de vingança, assim alimentam a Teologia moral de causa e efeito, ideia da retribuição e da barganha. Se fazer o bem, receberá o bem, se fizer o mal, receberá o mal, mas o que é o bem e o que é o mal no nosso ponto de vista?
Esquecemos que a lógica humana não é a lógica de Deus. Deus é graça, amor, misericórdia e compaixão. Teologia moral de causa e efeito, teologia dos maus que foi quebrada por Jesus que chega perdoando e curando por amor, escrevendo a Lei no coração e não em tábuas de pedra. Jesus que pregado na cruz, gritou: Pai perdoa-lhes pois não sabem o que fazem!
Este é o Espírito de Jesus que rasga todo escrito de dívida. Está tudo pago e consumado!
– Por uma sociedade sem males –
-*José Nilson se declara, sacerdote, profeta e rei
-* o texto acima é de inteira responsabilidade do seu autor