CORREIOS ALERTAM SOBRE GOLPE APLICADOS POR SUPOSTOS ENTREGADORES

Uma nova onda de golpes contra a população, utilizando o nome dos Correios, está ocorrendo em Minas Gerais. Supostos entregadores de encomendas estão solicitando a digital e fotografia dos usuários – prática comum em instituições financeiras ou de certificação, por exemplo. No entanto, os Correios não solicitam fotos e nem impressão digital dos clientes para recebimento de encomendas. Para a entrega de objetos registrados, é exigida somente a apresentação de um documento de identificação com foto e a assinatura, no ato do recebimento do objeto.

Cabe destacar que todos os empregados e prestadores de serviços dos Correios devem estar obrigatoriamente caracterizados com o uso uniforme completo: no caso de empregados próprios, calça ou bermuda azul, camiseta amarela e boné azul, todos com a logo dos Correios; já para os terceirizados, é obrigatório o uso do colete azul, também com a marca dos Correios. Para os dois casos, é obrigatório o uso do crachá funcional com foto.

Os usuários que passarem por situação semelhante, devem procurar as autoridades policiais.

Outro golpe que criminosos têm utilizado, são as mensagens falsas por SMS, e-mail ou WhatsApp, que apontam a necessidade de uma taxa de pagamento para liberação de uma suposta encomenda. É ao clicar no link que usuários são direcionados para uma página que, apesar de ter a logomarca dos Correios, é falsa e coleta quantias de dinheiro.

Segundo nota encaminhada ao Diário, os Correios afirmam que, “assim que tiveram conhecimento das tentativas de golpe, que usam o nome e a marca da empresa de forma indevida, acionaram a Polícia Federal”. Entretanto, medidas de segurança ainda são recomendadas.

COMO SE PROTEGER

Os canais dos Correios são sempre os recomendados para esclarecimento de dúvidas, como é o caso do Fale Conosco. Pelo site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais, as informações podem também ser sempre conferidas oficialmente.

Caso o que procura não esteja nestes meios, a companhia disponibiliza um contato direto com a Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

Entretanto, durante a onda de golpes, a dica mais importante e fornecida pela empresa é: na dúvida se aquela entrega aguardada está embargada, baixar no celular e utilizar o aplicativo dos Correios. Por lá, são permitidos serviços como rastrear encomendas e pagar de forma segura eventuais tributos de importação.

 

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