CONSELHEIRO PENA FAZ ESTREIA HISTÓRICA NA SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ COM FOCO NO “TERROIR DE GIGANTES”

Conselheiro Pena está fazendo sua estreia oficial na Semana Internacional do Café (SIC), o maior encontro de cafés do Brasil e a maior vitrine do setor na América Latina, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte de 05 a 07 de novembro. A participação é vista como um marco histórico para o município, que busca se consolidar como uma nova e promissora região produtora de cafés especiais no cenário global.

A comitiva de Conselheiro Pena está sendo representada por importantes produtores que já carregam prêmios de peso, além da presença do Prefeito Odenir Raposo, do município vizinho de Santa Rita da Itueta.

Comitiva de Destaque no Evento

Entre os produtores que dão visibilidade ao potencial da região, estão:

  • Bil Klinton Segala: Produtor de Cafés Especiais com premiação em 2024 entre os 10 melhores cafés Canephora do Brasil e o melhor do estado de Minas Gerais.
  • Lucian Medeiros:  Produtor de Cafés Especiais, que está entre os finalistas do Cup of the Year (COY) na edição de 2025.
Bil Klinton, Lucian e Odenir Raposo – Prefeito de Santa Rita do Ituêto

Terroir Exclusivo e a “Terra de Gigantes”

O objetivo central do estande de 24m² do município é apresentar ao mundo o potencial de um “terroir muito específico” recentemente descoberto. Segundo Eric Fhelipe, a qualidade diferenciada dos cafés penenses é resultado de uma combinação única de clima, solo, topografia e biodiversidade local.

Experiência de Origem e Agricultura Familiar

O estande é um espaço vivo e movimentado, concebido para oferecer uma “verdadeira experiência de origem” aos visitantes. A iniciativa mobiliza a agricultura familiar — majoritariamente responsável pela produção local — para aproveitar o potencial natural.

Na SIC, o município tem seis representantes, incluindo o tradicional Café Frei Caneca, indústria local com 68 anos de história, e cinco famílias de agricultores familiares que enviaram amostras para o prestigiado concurso Cup of the Year (COY) e agora apresentam suas marcas.

Além da degustação e venda de cafés torrados, moídos e em grãos crus, o espaço traz elementos da história e da cultura local, com recepcionistas caracterizados como os cavaleiros coloniais do antigo Cuité Velho, contando a história do cruzamento entre os caminhos da colonização e os do café na região.

Para os organizadores, a participação na SIC é mais do que expor produtos: é “afirmar o nascimento de uma nova história que une tradição, natureza e empreendedorismo rural em um mesmo propósito: transformar vidas e colocar Conselheiro Pena entre as grandes origens produtoras de cafés especiais do país.”

 

Esta matéria foi visualizada411 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *