FRAUDES ENVOLVENDO PIX E CARTÃO DE CRÉDITO SÃO REGISTRADAS EM DOIS DIAS.
Duas ocorrências envolvendo possíveis fraudes bancárias foram registradas em Conselheiro Pena nos dias 19 e 20 de agosto. Em um dos casos, uma vítima relatou ter sido alvo de acesso remoto ao celular após receber uma ligação de uma pessoa que se identificou como representante do Mercado Livre. No outro, uma mulher identificou uma compra não reconhecida no cartão de crédito, além de várias tentativas de transações online.
No primeiro caso, registrado na tarde do dia 19 de agosto, um homem relatou à Polícia Militar que recebeu uma ligação telefônica de uma pessoa que se apresentou como representante do Mercado Livre. Após a chamada, ele percebeu que o celular passou a executar comandos sem sua autorização.
Durante o ocorrido, o homem visualizou o acesso ao aplicativo do banco Itaú e a realização de transferências por meio de Pix, sem que tivesse autorizado as operações. Segundo o relato, o aparelho estaria sendo operado remotamente ou por terceiros.
Posteriormente, o celular foi reiniciado, ocasionando a exclusão dos aplicativos instalados. Por esse motivo, não foi possível verificar o valor total que teria sido transferido. A ocorrência foi registrada, e o homem recebeu orientações sobre as providências a serem adotadas junto à instituição bancária e aos órgãos competentes.
Já na tarde do dia 20 de agosto, uma mulher procurou a Polícia Militar para relatar uma possível fraude envolvendo seu cartão de crédito do banco Sicoob, com bandeira Mastercard.
Segundo o registro, ao consultar o extrato, ela identificou várias tentativas de compras online que não foram aprovadas. Uma transação no valor de R$ 1.875,09, porém, teria sido efetivada em um estabelecimento identificado como Hapvida Fortaleza.
A mulher afirmou não reconhecer a compra, disse que não havia emprestado o cartão e que também não forneceu os dados a terceiros. Após entrar em contato com o banco, o cartão foi bloqueado.
Os casos deverão ser apurados para esclarecer a dinâmica das movimentações e identificar os responsáveis.
Equipe da PM: Sgt. Rogerio, Sgt. Roney e Sd. Miranda.
Fonte: PMMG/8ª RPM/15ª CIA PM IND/3º Pelotão.
