MEDO DO DENTISTA? Por Dr. Christian e Dra. Samara

 

_mg_2196

Você não está sozinho. Uma pesquisa recente realizada pela Associação Americana de Odontologia apontou que 3 entre 10 adultos compartilham esse problema. Estudos também comprovam que quanto maior o medo, pior a saúde bucal do indivíduo.
As vezes marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Muitas pessoas têm medo de dentista apenas porque cresceram ouvindo seus pais falarem que não gostavam de ir ao consultório e isto as marcou desde a infância. Outras pessoas,dizem ter medo de dentista porque passaram por uma experiência negativa no consultório, durante algum procedimento ou porque tomaram uma injeção dolorosa.
Existem vários graus de medo. Algumas pessoas não conseguem sequer entrar no consultório, não permitindo o atendimento, outras têm medos específicos, como medo da anestesia, de sentir dor; e outras não gostam do barulho do “motorzinho”. O paciente com medo de dentista costuma evitar ao máximo o atendimento, pois o temor o impede de vir regularmente às consultas, o que acaba piorando o estado geral dos dentes e da gengiva, gerando inclusive um constrangimento sobre o estado em que se encontra sua boca. Muitos pacientes relatam também uma ansiedade antecipatória, ficando muito nervosos nos dias que antecedem à consulta, inclusive perdendo o sono.
Se você tem medo de dentista, temos algumas dicas que podem fazer de sua ida ao consultório uma experiência positiva. Se ainda não tiver um dentista, converse com sua família ou seus amigos e colegas e pergunte o nome do dentista que os atende e o que acham do trabalho dele. Conversar com outras pessoas é uma boa maneira de encontrar o dentista adequado às suas necessidades.
Depois de encontrar o dentista adequado, converse com ele, ou com os atendentes da clínica, a respeito de seu problema dentário e suas apreensões e receios com relação aos procedimentos a serem realizados. É muito importante manter uma comunicação franca e aberta com seu dentista. Isso torna sua experiência mais tranquila e agradável.
O dentista explicará a você o tipo de tratamento recomendado para seu caso. Ele também o informará sobre os detalhes do procedimento e você poderá esclarecer qualquer dúvida ou preocupação que tiver sobre o tratamento.
Se sentir-se nervoso ou tenso antes de qualquer procedimento, o dentista pode usar medicamentos, para fazer com que você relaxe durante o tratamento.O dentista e seus auxiliares farão todos os esforços para tornar sua consulta uma experiência tranquila e agradável.Não deixe este medo atrapalhar seu sorriso. medodent

samara-1

Esta matéria foi visualizada6.165 vezes

Um comentário em “MEDO DO DENTISTA? Por Dr. Christian e Dra. Samara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *