MUDANÇA NA POLÍTICA – Por Samuel A. Faria

SAMUEL ALEXANDRE FARIA Assessor de Juiz do Tribunal de Justiça de MG Pós-Graduando em Direito Constitucional
SAMUEL ALEXANDRE FARIA
Assessor de Juiz do Tribunal de Justiça de MG
Pós-Graduando em Direito Constitucional

Atualmente tem sido percebido com muita facilidade que o Direito está muito presente no cotidiano das pessoas. Discussões do Congresso Nacional acerca de leis polêmicas; grandes operações policiais; julgamentos de grande repercussão, principalmente pelo Supremo Tribunal Federal. Questões jurídicas complexas estão sendo discutidas até mesmo pelos cidadãos mais simples.
Mas por outro lado, percebemos que falta na população, na maioria das vezes, conhecimentos básicos acerca do Direito que ela vem discutindo. Isso se deve ao fato de que hoje a grade de ensino das escolas não contempla um mínimo de noção acerca de direitos básicos do cidadão, notadamente quanto à política.
As matérias que são ensinadas hoje são de extrema relevância, como a matemática, o português, a geografia, história e tantas outras. Porém, percebe-se que têm faltado matérias relacionadas à cidadania, democracia, direitos fundamentais das pessoas, Constituição Federal, política, e outros pontos de extrema relevância para a formação de um verdadeiro cidadão e não de um mero acadêmico.
É bem verdade que não há muito interesse da classe política nesse tipo de ensino, pois um verdadeiro cidadão, formado desde suas bases escolares, tem um enorme potencial de mudança da falida política que hoje conhecemos. Um cidadão que possui conhecimentos básicos de seus direitos e principalmente dos deveres dos governantes que ele elege não aceitaria as omissões, falhas, atos ímprobos e todos outros tipos de política mal feita que tem sido vista.
Assim, é muito importante a luta pela inclusão na grade curricular dos ensinos, desde os fundamentais até o ensino médio (pelo menos), de matérias dessa natureza. Somente assim, diante da inclusão do conhecimento é que será possível uma mudança desse padrão deturpado de política que hoje conhecemos. Apesar de atualmente tramitar no Congresso Nacional projetos de lei neste sentido, a discussão desse tema no âmbito municipal também é totalmente possível e válido, e com certeza, trará uma conscientização ampla que contribuirá para a mudança, principalmente da inacreditável política que estamos vendo.

Esta matéria foi visualizada2.307 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *