Sangramento nas gengivas é um sinal de perigo – Por Dra. Fátima Zambon

dra.  Maria de Fátima Zambom Souza - Cirurgiã Dentista - Especialista em Odontopediatria
dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

Gengivas saudáveis não sangram, mesmo quando você está comendo uma maçã, escovando os dentes – ou enquanto o dentista trabalha em sua boca.
Às vezes, aparecem sinais de sangue ao morder uma maçã. Ou ainda há sangramento depois de escovar os dentes. Não importa como você percebe o sangramento nas gengivas: é um sinal de alerta que indica uma inflamação da gengiva (gengivite) ou uma inflamação do periodonto (periodontite). Na pior das hipóteses, o resultado é simplesmente a perda do dente. Gengivas saudáveis não sangram. Eles têm um tom róseo e são levemente “pontilhadas”. Enquanto isso, gengivas inflamadas e doentes são mais escuras, flácidas e sensíveis. Sangram facilmente e têm um odor desagradável.
A placa bacteriana se forma nos dentes causando inflamação e sangramento nas gengivas. O espaço entre os dentes e gengivas (sulco gengival), sofre particularmente os maiores riscos. A placa bacteriana libera produtos metabólicos nocivos chamados endotoxinas, que afetam o sistema imunológico. Com isso, desencadeia-se a inflamação que – mesmo com as bactérias destruídas – provoca a enfraquecimento da gengiva. Se a infecção não for tratada, pode atacar o periodonto e, finalmente, o osso maxilar. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de sangramento gengival, gengivite e doença periodontal também são: tabagismo, diabetes mellitus, alterações hormonais durante a gravidez ou a respiração prolongada através da boca.
Sangramentos ocasionais ao redor dos dentes são muitas vezes um sinal de que você deve procurar um dentista. Em nenhuma circunstância, você deve parar a escovação por causa do sangramento, porque a infecção da gengiva só vai piorar. A placa deve ser removida, caso contrário, a gengiva não vai se recuperar.
E tudo isso só é possível com o auxilio do seu dentista que dará a você os cuidados orais necessários. Em algumas situações, o sangramento pode ser até um sinal de cura. Mas tudo deve ser acompanhado por especialista. Limpando os dentes todos os dias, a inflamação poderá diminuir e o risco de doença periodontal poderá ser evitado.

Esta matéria foi visualizada1.309 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *