GRUPO DE MORADORES DE TUMIRITINGA BLOQUEIAM LINHA DA VALE E PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

fonte: G1.com / foto: Delio Pereira / Arquivo Pessoal
fonte: G1.com / foto: Delio Pereira / Arquivo Pessoal

Um grupo de manifestantes bloqueou um trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na manhã deste domingo (23), em Tumiritinga. Moradores do distrito de São Tomé do Rio Doce e também da cidade de Galileia reivindicam que a comunidade seja abastecida com água potável, uma nova captação alternativa de água e agilidade nos processos de indenização.

Segundo os organizadores do protesto, desde o rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em 2015, os moradores foram prejudicados pela passagem da lama no Rio Doce e nada foi resolvido.

A organização informou que o ato teve início às 9h, e estimou a participação de 200 moradores. A Polícia Militar informou que aproximadamente 100 pessoas protestaram no local de forma pacífica. No domingo (16) também houve uma manifestação no mesmo local.

Segundo informações do pescador Délio Pereira, na última quinta-feira (19) foi realizada no distrito de São Tomé do Rio Doce, uma reunião entre os representante da Fundação Renova e os moradores, mas nada ficou definido.

“Realizamos na semana passada um protesto, porque deste então estamos usando a água de um poço próximo, mas imprópria para consumo humano. Eles fizeram uma reunião conosco e disse que na sexta-feira (20) trariam uma solução para as nossas revindicações. Chegou o dia e eles não apareceram resolvemos manifestar novamente.

Os manifestantes afirmam que vão continuar com a interdição até o fim deste domingo. A fundação Renova informou ao G1 por telefone que um representante da empresa foi enviado local da manifestação para conversar com os organizadores do protesto e entender as revindicações e, assim, construir as soluções possíveis.

Esta matéria foi visualizada5.254 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *