CUPARAQUE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO AO ALUNO COM TDAH

tadh (5)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

O TDAH na infância em geral se associa as dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Foi realizado  (17/08), em Cuparaque um curso de Capacitação TDAH, Transtornos de Aprendizagem e Mutismo seletivo. A capacitação foi direcionada para Diretores, Supervisores, Coordenadores, Professores e Bibliotecários. A Facilitadora foi a Psicóloga, Nathalia Heringer Medeiros da Cunha.

Como a educação é um direito de todos e PARA TODOS; o município de Cuparaque busca adequar às necessidades educacionais de seus alunos. Necessidades Educativas Especiais não é sinônimo de deficiência como muitos ainda pensam.

O serviço de Educação especial pode ajudar muito na eficácia do trabalho dos professores de ensino regular que atender crianças com TDAH e mais que isso este trabalho se constitui um direito destes alunos.
A Secretaria de Educação de Cuparaque, busca interceder em favor dos direitos fundamentais d dos alunos que necessitam de educação especial e agir de acordo com a legislação vigente .

Por David Luvinstain

Esta matéria foi visualizada3.132 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *