PORQUE MEUS DENTES ESTÃO FICANDO MOLES? Por Dra. Maria de Fátima Zambon

zambons

Infelizmente muitas pessoas ainda passam por esse problema. Os dentes podem ficar moles por alguns motivos que iremos citar: Por um Problema Periodontal (Periodontite);Por uma Pulpite; Por um traumatismo dentário; Por um contato prematuro; Por um tratamento ortodôntico.
Periodontite: Entende-se por doença periodontal um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico e de origem bacteriana que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Os microorganismos responsáveis por esse eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A placa bacteriana é o principal fator etiológico da doença periodontal. A gengivite (a mais comum da doenças periodontais) pode ocorrer em qualquer individuo se houver acúmulo suficiente de placa bacteriana dental na margem e/ou nível dentogengival. É considerada uma doença infecto -inflamatória, caracterizando-se por uma vermelhidão da gengiva marginal, edema e sangramento à sondagem. Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerados em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e fumantes.
Tratamento:
O tratamento da doença, no deu estagio inicial, consiste em raspagem sub-gengival da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há necessidade de cirurgia, e, as vezes, antibioticoterapias.
Pulpite: É uma inflamação da polpa dentária, um tecido conjuntivo especializado localizado no interior do órgão dentário e revestido de tecidos mineralizados (dentina e cemento). É quando o dente tem a necessidade de fazer tratamento endodôntico (canal), pois a pulpite é uma inflamação que ocorre dentro do dente, essa inflamação pode disseminar para os tecidos e ossos circunjacentes causando perda do tecido ósseo em torno da raiz do dente, causando assim o amolecimento do dente. Por isso deve-se procurar um dentista imediatamente para resolver o tratamento de canal antes que seja tarde.
Traumatismo dentário: O traumatismo dentário, como o nome já sugere, é um trauma causado no dente por acidentes como: uma bolada no jogo de futebol, uma cabeçada do filho, uma cotovelada, entre outros… Deixando assim o dente mole.
Esses traumas podem gerar lesões futuras, por isso, deve-se procurar um dentista imediatamente para fazer a avaliação do tipo e gravidade do trauma para evitar problemas futuros.
Contato Prematuro: O contato prematuro é quando um dente esta mal posicionado na arcada dentária, e este dente acaba interferindo na mordida, fazendo com que esse dente receba uma carga excessiva principalmente na hora da mastigação. O dentista irá avaliar e vai tirar este contato.
Tratamento ortodôntico: Durante o tratamento ortodôntico é comum que os dentes fiquem moles exatamente porque estamos aplicando forças contínuas na movimentação ortodôntica. Ao final do esses sintomas iram desaparecer, isso é temporário.
Agora se você está lendo essa matéria e seu dente não esta mole por conta dos casos citados ou nenhum desses, procure um dentista imediatamente!!!

Esta matéria foi visualizada4.399 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *