FEVEREIRO, JÁ É CARNAVAL! – Por Dr. Luis Eduardo G. Ribeiro*

Em fevereiro comemora-se o Carnaval, muito aguardada e comemorada pelos brasileiros. São 04 dias de muita alegria, festa e calor. Portanto, prepare-se para uma festividade com saúde, sem surpresas.
Beba bastante Água: A hidratação é fundamental para manter o corpo saudável nesta época, para repor os sais minerais. Vale a pena apostar em água de coco, frutas com bastante água, agua aromatizada.
Proteja-se do sol: Não deixe de curtir seu bloco preferido porque teve uma insolação. Use filtro solar, não só no rosto, mas também nas partes do corpo que ficarão expostas ao sol.
Use roupas leves e sapatos confortáveis: Deve-se usar roupas leves e sapatos confortáveis para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés.
Dormir é fundamental: Nós sabemos que você quer curtir tudo, mas para conseguir curtir todos os dias de festa, nada como uma boa noite de sono.
Não esqueça de se alimentar: Sabemos que em meio a tanta animação, muitos foliões acabam esquecendo de uma coisa muito importante: se alimentar. Para que você tenha disposição para curtir todos os dias de festa com saúde é fundamental se alimentar.
Use preservativo: A prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) é uma ação para o ano inteiro, porém, durante o Carnaval, a atenção deve ser redobrada, pois as chances de contágio aumentam consideravelmente. Os fatores como o abuso de bebida alcoólica e outras substâncias e a prática do sexo com diferentes parceiros estimulam muitas pessoas a se relacionarem sem proteção.
As DST’s são um problema de saúde pública que atinge 340 milhões de pessoas no mundo anualmente e podem provocar graves consequências, desde a infertilidade, até mortes, quando não diagnosticadas e tratadas em tempo hábil. Por isso é muito importante o uso de preservativo em todas as relações sexuais. As doenças podem ser evitadas com preservativo, pois são transmitidas principalmente pela relação vaginal, oral ou anal, através do contato dos órgãos sexuais com a lubrificação vaginal ou com o sêmen. As principais doenças transmissíveis são a gonorréia, clamídia, hepatite B, herpes, sífilis, HPV, tricomoníase e Aids. Em caso de comportamento de risco deve-se procurar um médico. A ocorrência de corrimentos, odor e verrugas genitais são sinais para uma avaliação Médica Ginecológica, e o tratamento precoce pode evitar complicações ou sequelas.
Aproveite essa período festivo com segurança; e lembre-se, evite combinação de Álcool com Direção. Se beber, não dirija, preservando sua vida e de terceiros.
Tenham todos um ótimo Carnaval, com paz, alegria e principalmente saúde!

*Médico Generalista- Ginecologia e Obstetrícia

**o texto é de inteira responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada1.078 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *