INFORMATIVO PREFEITURA DE CUPARAQUE

ALUNOS DO 5º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUPARAQUE FAZEM EXCURSÃO À RESERVA INDÍGENA KRENAK

O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil, onde foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo. .
Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.
A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.
Antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ganância e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena foi esquecida.
Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.
Neste dia,a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação proporcionaram aos alunos do 5º Ano das Escolas Municipais Dona Tazinha e Maria de Lima Maciel uma excursão á Reserva indígena Krenak, com o objetivo de mostrar de perto aos alunos as diversidades e grandeza da Cultura local de maneira participativa com atividades lúdicas indígenas.
Fotos Carlito Robadel

SECRETARIA MUNICIPAL DE CUPARAQUE OFERECE ENSAIO FOTOGRÁFICO PARA GESTANTES

Gravidez é um momento único na vida das mulheres e por isso merece registro. Fazer um ensaio de gestante é um modo de registrar alguns momentos da gravidez, e as fotos ainda ajudam a contar a história da chegada do bebê.
A gestação é só o começo de uma nova vida. Por isso, mais do que um registro em fotos, o Ensaio de Gestante é uma proposta de contemplação e de bons momentos.
Sem poses prontas ou forçadas, o objetivo é permitir que a gestante curta cada momento do ensaio, que será fotografado com naturalidade sob um olhar profissional. O resultado é um ensaio fotográfico que capta as sutilezas e emoções da futura-mamãe, compondo a história da vida que está para chegar ao mundo.
A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Programa Criança Feliz na Primeira Infância ofereceu um ensaio fotográfico com a colaboração do fotógrafo Carlito Robadel. Coordenação: Bianca Noronha Visitadores: Gleice Kelle Keiliane Bohier Franciele Sipriano.
Foto Carlito Robadel

AGRICULTURA FAMILIAR RECEBE APOIO EM CUPARAQUE

Foi entregue na sexta-feira, dia 06/04, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte uma Picape Fiat ao município de Cuparaque, destinada ao apoio à agricultura familiar. O recurso para a aquisição do veículo foi proveniente de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Ademir Camilo juntamente com o IDENE ( Instituto de Desenvolvimento ao Norte e Nordeste de Minas ).
A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados. Essa prática refere-se, portanto, a pequenas propriedades rurais, nunca maiores que quatro módulos fiscais.
Na ocasião estiveram presentes a Prefeita Mônica Tessarolo Balbino, o Vice- Prefeito Adeir Oliveira e o Secretário de Administração Ronaldo Balbino Nunes.

Fotos Carlito Robadel

Esta matéria foi visualizada2.667 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *