IMPORTÂNCIA DE LEVAR AS CRIANÇAS AO DENTISTA- Por Dra. Fátima Zambon

Apesar de ser necessário um acompanhamento odontológico feito pela mãe durante a gestação, é no primeiro ano de vida do bebê que é recomendada a sua primeira visita a um odontopediatra. É exatamente nessa consulta que se dará os esclarecimentos de dúvidas e indicações de cuidados para a saúde bucal da criança. Além dos benefícios já conhecidos, o que mais essa atitude pode agregar à vida dos pequenos?

– PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBÊ
Nessa primeira fase da vida é que costuma-se estabelecer os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e, muitas das vezes, de sucção de chupetas e dedo, que segundo a profissional, se feito de forma desequilibrada pode levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e maloclusões. Tudo isso pode ser prevenido com uma primeira consulta ao odontopediatra, as visitas periódicas estabelecida pelo profissional não são benéficas apenas para a saúde bucal.

– VANTAGENS DE IR AO CONSULTÓRIO DESDE PEQUENO
Iniciar as visitas de rotina ao dentista traz muitas vantagens. Numa consulta de rotina, nenhum procedimento dói e os pais devem estar conscientes disto. A criança cresce se acostumando e formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista. Assim as crianças tendem a ter melhor comportamento quando já maiores no consultório odontológico. O relacionamento da família e do profissional com o bebê será muito melhor, envolvido em um ambiente carinhoso. A experiência da criança pode ser bem diferente da que seus pais tiveram.

– CONSEQUÊNCIAS DE ADIAR A IDA AO DENTISTA
A consulta tardia de uma criança pode ser mais traumática. Tudo isso porque geralmente, essa visita ao odontopediatra ocorre apenas quando o pequeno já está com algum problema bucal. O atendimento é mais trabalhoso porque a criança não está familiarizada ao ambiente, e muitas vezes já com dor, o que levará à uma apreensão e ansiedade maior e até recusa no atendimento. A dica da profissional é para que você não deixe a primeira consulta ao dentista ser nessas circunstâncias.

– ADULTOS MAIS CONSCIENTES
Essa prática de cuidar da saúde bucal desde cedo e de forma regular fará com que as crianças cresçam mais conscientes. O acompanhamento profissional é importante para que a dentição se desenvolva de forma saudável e esses pacientes cresçam mais conscientes da importância de manter bons hábitos de higiene. Além disso, a tendência é que quando se tornarem adultos, eles transmitam esses hábitos futuramente para as próximas gerações.

***este texto é de inteira responsabilidade do seu autor e não representa necessariamente a opinião do site

Dra. Maria de Fátima Zambon Souza é Cirurgiã Dentista-Especialista em Odontopediatria

Esta matéria foi visualizada1.213 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *