CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER AO VOLTAR PARA CASA DEPOIS QUE ELA ESTEVE INUNDADA

Quem teve  suas casas inundadas pela enchente devem tomar um cuidado extra ao voltar para casa. Além de secar a área, é preciso higienizá-la corretamente, porque há possibilidade de que vírus e bactérias infectem a casa.

— A leptospira, bactéria responsável pela leptospirose, pode permanecer em ambientes úmidos por semanas. Por isso, é importante fazer a limpeza correta para evitar o desenvolvimento da doença. Quando a água fica acumulada dentro de casa, há maior chance de contaminação, porque a concentração da bactéria na água pode ser maior — alerta Luiz Felipe Guimarães, infectologista do Hospital Adventista Silvestre.

Para não errar na hora de limpar a casa, é fundamental usar água, sabão e água sanitária ou cloro. Além disso, devem ser usadas botas e luvas de borracha para evitar o contato da água e da lama com a pele. Essa medida previne, por exemplo, o desenvolvimento da leptospirose.

— É preciso remover bem a lama e lavar tudo com água e sabão. Posteriormente, desinfetar com uma solução de 20 litros de água com duas xícaras de chá de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária (2,0 a 2,5%), umedecendo um pano e aplicando sobre todas as superfícies — indica a infectologista Isabella Albuquerque, do Hospital São Vicente de Paulo.

Alimentação merece cuidado dobrado

A alimentação no período pós-enchente deve ser feita com muita atenção: é essencial o consumo de água potável e a higienização correta dos alimentos durante o processo de preparação.

— A leptospira pode entrar no nosso organismo não apenas pela pele, mas também pela boca e pelo nariz. Por isso, é importante que a população higienize muito bem os alimentos antes de consumi-los. Às vezes, as bactérias ficam bem escondidas, naqueles buraquinhos da casca da fruta ou nas dobras das verduras — diz Celso Granato, infectologista do Grupo Fleury, dos laboratórios Labs a+ no Rio.

A hepatite A e as diarreias bacterianas são outros problemas de saúde que podem surgir após enchentes. Sintomas como febre, dores de cabeça e pelo corpo, vômitos e diarreias são o sinal de que há algo errado. Ao sentir qualquer um desses desconfortos, é preciso procurar — o quanto antes — uma emergência para diagnosticar a causa e tratá-la.

Como limpar e o que descartar

Sofás e colchões: se não foram completamente encharcados pela água, podem ser recuperados. Basta passar uma água por cima e colocar para secar ao sol. A exposição à luz solar mata os vírus e as bactérias que podem causar infecções, como leptospirose e hepatite A. Se a espuma ficou muito molhada, é melhor que o objeto seja descartado.

Roupas e sapatos: vale também avaliar o estado. Aqueles que tiveram contato direto com a água devem ir para o lixo. Os itens que foram molhados dentro do guarda-roupas devem ser lavados normalmente, colocados em água fervente por cinco minutos e depois para secar ao sol.

Brinquedos: os de plástico podem ser higienizados com a solução de água e água sanitária. No caso das pelúcias, vale a recomendação dos sofás e colchões.

Alimentos: se os não perecíveis (como arroz e feijão) estiverem bem embalados quando crus, ainda dá para usá-los, basta higienizar o pacote com a solução de água com água sanitária. Mas se os grãos estiverem molhados, é preciso descartá-los, pois há grande risco de contaminação. Alimentos que estavam na geladeira ou que tiveram contato direto com a água devem ir para o lixo.

Esta matéria foi visualizada2.082 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *