PRODUTORES RURAIS PARTICIPAM DE CURSO DE FRUTICULTURA PROMOVIDOS PELA FUNDAÇÃO RENOVA EM CONSELHEIRO PENA E GALILEIA

Aulas aconteceram em Conselheiro Pena e Galileia, com instrução da Emater, a fim de contribuir com o desenvolvimento integrado

Produtores rurais dos municípios de Conselheiro Pena e Galileia, participaram neste mês de fevereiro de dois cursos de fruticultura, promovidos pela Fundação Renova, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Os dois cursos tiveram instrução do engenheiro agrônomo e coordenador técnico regional de culturas da Emater, Jader Murta Pinto Coelho. Em Conselheiro Pena, 28 produtores rurais estiveram no evento que ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro. Em Galileia, foram 15 participantes, nos dias 12 e 13.

Segundo Jader Coelho, as turmas eram compostas, na sua maioria, de pessoas que moram em sítios e chácaras. No curso, o engenheiro agrônomo falou de técnicas e recomendações para cuidar de pomar, escolher o local, preparar o terreno e espaço e adubar.

“No curso, abordamos temas como métodos de propagação de plantas frutíferas, adubação e podas de formação e frutificação. Ensinamos o preparo de caldas alternativas para controle de pragas e doenças em pomar. São questões importantes para o sucesso da cultura porque, à medida que os pomares são conduzidos de forma mais adequada, com profissionalismo, o produtor pode ter uma colheita melhor, mais qualificada”, diz o técnico.

A iniciativa da Fundação Renova faz parte das ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, que tem como um dos seus objetivos a implementação de ações no sentido de contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

“A Renova acredita que os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e da construção coletiva a partir da realidade. Ao aliar conhecimento técnico ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas, a fim de melhorar as estratégias de uso dos recursos naturais, a Fundação contribui para a reinclusão produtiva e econômica de estabelecimentos impactados”, diz Rodrigo Bruschi, especialista socioambiental da Renova.

Balanço

Ao todo, 39 produtores rurais foram capacitados somente neste mês de fevereiro em Conselheiro Pena e Galileia. A previsão é de que outros dois cursos de fruticultura sejam promovidos, em março, em Resplendor.

Em 2019, a Fundação Renova, em parceria com a Emater, realizou 26 cursos. Cerca de 450 produtores rurais de 20 municípios dos Vales do Aço e Rio Doce e da Zona da Mata, em Minas Gerais, foram qualificados.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Esta matéria foi visualizada2.351 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *