PRECÁRIO E SATURADO, CEMITÉRIO DE CONSELHEIRO PENA ESPERA POR SOLUÇÃO
Conselheiro Pena – O Cemitério Monte Nebo, hoje encontra-se em uma situação de quase calamidade.
A segurança no local, a forma como estão sendo feito os sepultamentos, a disposição das gavetas que estão sendo construídas sem qualquer ordenamento, tem feito com que grande parte da população fique insatisfeita com o destino que seus entes mais queridos estão recebendo.
A superlotação é outro fator que entristece muito nossos familiares. O local já não suporta mais novos sepultamentos e quem não possui terrenos no cemitério então, acabam por ter de sepultar seus familiares e amigos em locais pouco convencionais.
O Notícias no Leste, conseguiu informação de que a empresa Gripp Empreendimentos Funerários, ofereceu uma solução ao município e encontra-se com a atual administração a possibilidade de resolver essa situação tão triste.
A situação necessita e carece de decisões urgentes por parte do município. O empreendimento além de ser uma área privada, urbana, está oferecendo ao município um percentual para sepultamentos com fins sociais, além de disponibilizar um local apropriado, seguro e com total respeito aos familiares daqueles que não puderem adquirir uma área privativa.
Segundo apuramos, empreendimento tem total enquadramento à Lei Municipal n.º 1.694 de 11 de agosto de 1997, que disciplina os serviços funerários em Conselheiro Pena, além é claro de contar com toda a documentação a nível estadual para que um cemitério funcione dentro de normas rígidas de segurança, social, ambiental.
Entendo que no Projeto apresentando ao município, está a solução final e urgente para uma questão tão delicada como dos sepultamentos que Conselheiro Pena, agora tanto necessita.
Na prefeitura, não conseguimos falar com o responsável pelo trâmite de processos desta natureza, mas acreditamos que administração municipal entenda que no momento, o serviço funerário, tem de estar preparado para atender ao cidadão e a sua família com a comodidade e dignidade além de muito respeito.
O Notícias no Leste esteve no local onde o empreendimento pretende instalar sua estrutura, e pudemos perceber que terá uma área verde; capela Velório climatizadas; capela ecumênica; estacionamento para clientes com 39 vagas + vagas exclusivas; alimentação; segurança; manutenção sustentável isso acessível a todos os que necessitarem, sejam privativos ou em caráter social que atenderá a Secretaria de Assistência Social.
A Prefeitura ainda não se manifestou sobre os procedimentos a serem adotados, principalmente sobre a concessão do serviço funerário que precisa ser precedido de concorrência pública, nos termos da Lei de Licitações 8666 e suas alterações.