SEUS DENTES ESTÃO MOLES? O QUE FAZER – Por Dra. Fátima Zambon

Somente na infância é normal que os dentes amoleçam e caiam (para que os permanentes nasçam). Trata-se da famosa fase da troca de dentição. Nos adultos, entretanto, ficar com os dentes moles é um verdadeiro problema: afeta a saúde e a estética bucal, podendo trazer consequências para a saúde sistêmica.
Uma vez que a pessoa sinta dores, tenha sangramento na gengiva e perceba que o processo está piorando poderá acometer o medo e o receio de perder seus dentes. Afinal, a saúde bucal impacta diretamente na saúde geral. Se você está com algum ou vários dentes moles, não se desespere! Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre o problema.
O QUE CAUSA DENTES MOLES EM ADULTOS?
Não existe apenas uma resposta para essa pergunta. Abaixo, listamos algumas doenças que podem amolecer os dentes, como a periodontal (periodontite), o traumatismo dentário e o bruxismo. Logo em seguida, vamos abordar também os possíveis tratamentos e responder se o dente pode ou não voltar a endurecer.
DOENÇA PERIODONTAL
Existem diversos fatores que podem deixar os dentes moles. O mais comum é a doença periodontal, que afeta a estrutura de suporte dos dentes (osso, cemento e ligamento periodontal).
No início, devido à falta de cuidados adequados, surge o cálculo dental conhecido popularmente pelo nome de tártaro, que é o acúmulo de placa bacteriana, que é uma sujeira embranquecida que com o tempo fica endurecida ficando aderida ao dente e entre a gengiva e os dentes. Com o passar do tempo, ocorre a inflamação da gengiva (gengivite).
A gengivite se caracteriza pelo sangramento dos dentes ao escovar e passar o fio dental. Quando não é tratada corretamente, a gengivite evolui para a periodontite. Trata-se de uma forma mais avançada da doença, que gera perda óssea.
O tecido ósseo, juntamente ao ligamento periodontal e ao cemento, é a estrutura responsável por manter o dente no lugar. Ao perder essas estruturas, é normal que os dentes amoleçam, pois ele não tem mais onde se fixar.
TRAUMATISMO DENTÁRIO
Essa é uma situação à qual todos nós estamos sujeitos. Quando sofremos algum tipo de acidente ou queda e batemos a boca, é possível que haja a ocorrência de um forte trauma nos ligamentos periodontais — responsáveis por manter as raízes dos dentes no lugar.
Na prática, esses ligamentos ficam ao redor da raiz de cada dente, como se fossem molas em torno de um trampolim. Basta que elas se estiquem para que a pessoa comece a sentir o dente amolecer.
BRUXISMO
Também conhecido como ranger ou apertar os dentes, o bruxismo é outra patologia que pode deixá-los moles devido a grande carga de força exercida nos dentes. Quem tem essa disfunção dorme com os dentes cerrados, movimentando-os para frente e para trás, o que provoca gradualmente um desgaste em suas estruturas ósseas.
O apertamento dos dentes afeta o osso, o ligamento periodontal e o esmalte dentário. Esses movimentos involuntários podem chegar a afetar as raízes dos dentes. Se, ao acordar, você sentir que seu dente está mole, essa pode ser a causa.
Caso não haja mobilidade, mas você deduz que seja portador de bruxismo, confira outros sinais ou sintomas da doença:
· dores de cabeça;
· dores musculares na região da cabeça e do pescoço;
· aumento da sensibilidade dentária;
· disfunção temporomandibular (DTM);
· trincas ou pequenas fraturas que aparecem nos dentes sem nenhuma causa aparente.
DENTES MOLES AFETAM A SAÚDE EM GERAL?
Sim! Quando há doença periodontal principalmente, existem bactérias que estão causando a infecção e a inflamação nos tecidos bucais. Elas podem se espalhar para outros órgãos por meio dos vasos sanguíneos, pois sua boca está intimamente ligada às demais partes do corpo.
Atualmente, existem muitas evidências de que a periodontite influencia em quadros de diabetes, pressão alta, parto prematuro, doença cardiovascular e doenças metabólicas, entre outros. Negligenciar o problema ou prorrogar a consulta com o cirurgião-dentista apenas agravará o problema, portanto, busque a ajuda de um profissional o quanto antes!
Independentemente do motivo que deixou seus dentes moles, a primeira coisa a se fazer é procurar um cirurgião-dentista para avaliar o caso, determinar o grau do problema e indicar o tratamento ideal. Jamais deixe de buscar auxílio profissional!
Se você tem ou conhece alguém que tenha dentes moles e quer aprender mais sobre o assunto, visite nossa página no Facebook e Instagram lá sempre tem novidades sobre esse assunto e outros

* Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada696 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *