DECEPÇÃO POLÍTICA – Por Edinei Rodrigues

dsc06531
Edinei Rodrigues é Servidor da Câmara de Vereadores de Conselheiro Pena

Nestes 22 anos de longos serviços prestados à administração pública, e 21 anos de serviços prestados ao Legislativo Municipal, ao final de cada mandato eu ainda me deparo com duas sérias decepções.
A primeira diz respeito ao vereador, que ao final do mandato, principalmente quando ele tenta a reeleição, ele percebe a decepção de não ter feito o que prometeu fazer durante a campanha de sua eleição, pois ao tomar posse no cargo, ele descobre que o que prometera não lhe é atribuição.
A segunda diz respeito ao eleitor, que quando o vereador se candidata novamente, ele percebe ao final do mandato, que o vereador não pôde fazer nada do que prometera, sem saber ele, o povo, que o que o vereador prometia não lhe era atribuição.
O vereador em quem votou, não vai fazer estradas, não vai asfaltar ruas, não vai construir escolas, não vai lhe arrumar um emprego, não vai pagar exames ou outras quaisquer doação. Isso por que não é atribuição dele.
E nestas decepções, percebo que uma das principais funções do vereador que é fiscalizar a execução do orçamento municipal que no ano de 2017 será de R$ 38.500.000,00, ele acaba por não cumprir, por insistir em ter de atender o eleitor que espera dele outras funções que não são suas.
Mas quais as reais funções do vereador na Câmara?
É função do vereador elaborar Leis, Resoluções, Decretos Legislativos, pareceres, discutir e votar estes projetos de sua autoria ou do prefeito ou de iniciativa popular, Julgar as contas do prefeito, tendo por início o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, julgar o Prefeito, o Vice-prefeito e os próprios vereadores, incluindo-se a Mesa Diretora, sugerir medidas de interesse público às autoridades, mediante Indicações, e no caso de compor a Mesa Diretora, administrar a Câmara.
Mas a principal função do vereador, na Câmara, é a fiscalização externa e interna, controlar e acompanhar os gastos da Prefeitura, do SAAE, bem como a execução orçamentária, nos limites legais estabelecidos, em sendo 25% para a Educação, 15% para a saúde, 2% para a Asssistência Social, utilizando para isso, convocação de servidores ou secretários municipais, que são obrigados a irem na Câmara prestar esclarecimentos, formar comissões para acompanhar a execução das obras municipais, olhando de perto o balancete de despesas e os processos licitatórios de contratação de serviços e acima de tudo, a compra de material para diversas áreas da administração. Como se vê, o vereador se si dispor, trabalha 24h por dia.

Esta matéria foi visualizada6.940 vezes

3 comentários em “DECEPÇÃO POLÍTICA – Por Edinei Rodrigues

  • 10 de outubro de 2016 em 18:31
    Permalink

    GOSTEI DA SUA MATÉRIA, ESCLARECE MUITO BEM O QUE É A FUNÇÃO DE UM VEREADOR, CONTINUE A DAR ESCLARECIMENTOS POIS ACHO QUE ALGUNS NÃO SABEM NEM O QUE SER UM VEREADOR. SEI QUE DEUS CAPACITA AQUELES A QUEM ELE QUER NO PODER, MAS É NECESSÁRIO QUEM OS ENSINE.

    Resposta
  • 10 de outubro de 2016 em 22:03
    Permalink

    Otimo seu texto. Espero que cada vereador eleito antes de tomar posse leia,pois muitos deles nao sabem da sua funcao. Isto foi mostrado com os panfletos de muitos durante a campanha. Concordo plenamente com vc ,a politica cada dia nos decepciona mais. Seu esclarecimento e valido, publique mais materias neste estilo. Parabens!

    Resposta
  • 14 de outubro de 2016 em 22:41
    Permalink

    Parabéns meu amigo Ednei por esclarecer quais são as verdadeiras funções de um vereador.
    Coisa que a maioia dos eleitores não sabem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *