DENTE TRINCADO – Por Drª. Mª de Fátima Zambon Souza Cirurgiã Dentista – Especialista em odontopediatria
Trincar um dente pode ser mais fácil do que você imagina.
A maioria das pessoas queixa-se de dor ou desconforto ao morder alimentos ou quando os dentes são expostos a temperaturas quentes ou frias. Essa dor ou desconforto não é constante, como ocorre no caso de cárie. Isso pode acontecer ao mastigar objetos duros ou alimentos como gelo, nozes ou balas duras. Acidentes podem causar um dente trincado, especialmente aqueles que envolvem uma pancada na boca.
O hábito de ranger ou apertar os dentes ou o fato de ter pressão mastigatória desigual podem levar a um dente trincado. A estrutura do dente desgasta com o tempo e restaurações grandes ou outras formas de reconstrução podem resultar numa trinca ou fissura. Por fim, você pode trincar um dente por expor o esmalte dental ao choque térmico, como acontece quando come alimentos quentes e em seguida bebe água gelada.
O resultado de qualquer um desses eventos geralmente é doloroso e pode levar a outras doenças bucais. A Associação Dental Americana (ADA) fornece algumas orientações valiosas sobre como saber se você tem esse problema, por que isso dói e como tratar.
Primeiro, como você sabe se seu dente está trincado? Procure estes sinais:
• Você tem dor aguda ao morder que desaparece rapidamente; • Você tem dor que vai e vem mas não permanece o tempo todo; • Você tem dor ao comer ou beber; • Você pode não ter dor nenhuma.
As fissuras algumas vezes são invisíveis ao olho e nem sempre aparecem nos raios-x dentais. Ao observar algumas coisas, você pode ajudar seu dentista a identificar o problema: • Anote as coisas que causam dor, como calor ou frio, ou comer alimentos que são doces, azedos ou pegajosos. • Tente determinar a área da dor.
Por que os dentes trincados doem? A pressão ao morder faz a fissura do dente se abrir, o que causa dor. Ainda que seja muito pequena para ser vista, a fissura pode se abrir e irritar a polpa dentro do dente. A polpa é um tecido mole que contém os nervos e vasos sanguíneos do dente. Se a fissura irritar a polpa, o dente poderá se tornar sensível ao calor ou frio extremos. A polpa pode também sofrer lesões ou ficar doente como resultado da fissura. Caso isso ocorra, o tratamento endodôntico (canal radicular) pode ser necessário para salvar o dente.
Tratar um dente trincado depende do tamanho e da localização da fissura e dos sintomas que você está experimentando. Seu dentista discutirá qual tratamento é o melhor. Se você está experimentando dor localizada, evite mastigar nesse lado da boca e procure seu dentista.
O mais importante é agendar consultas regulares, que permitem que seu dentista diagnostique e trate problemas no estágio inicial. Um dente com fissura pode se tornar um problema maior se deixado sem tratamento. Se você pensa que pode ter um dente com fissura, visite seu dentista.
Como acontece em muitas condições bucais, não há somente uma causa específica para a o dente trincado. Entretanto, algumas causas comuns incluem:
• Pessoas que rangem ou apertam os dentes; • Mordida desalinhada que pode colocar muita pressão sobre um dente, fazendo com que ele rache; •Dentes com grandes restaurações; • Dentes que foram submetidos a um tratamento de canal.
Se você range ou aperta os dentes, converse com o seu dentista sobre o tratamento. Esse hábito pode aumentar o risco de você trincar o dente.
Apenas o dentista poderá determinar qual será o tratamento melhor indicado para cada caso, que pode incluir uma restauração, assentamento de coroa, obturação de um canal ou, em casos mais graves, extração do dente. O tipo de tratamento que seu dentista recomendará depende da localização e gravidade da trinca do dente, por isso é melhor agendar uma consulta logo que surgir a suspeita da existência dessa lesão em seu dente.
Caso a trinca aumente de tamanho, uma parte do dente pode quebrar, o que normalmente causa uma inflamação na gengiva ao redor. Caso perceba isso, consulte o seu dentista para uma avaliação.
Os dentes são incrivelmente resistentes, porém podem lascar, trincar (fraturar) ou quebrar, o que pode causar danos na polpa e outros desconfortos associados. Além disso, dependendo da trinca, uma restauração ou coroa pode ter sido danificada.

 
            