ULTRA CARDIO-Dr. Stanrley Viali Gomes – Cardiologista/Ecocardiograma

O QUE É HIPERTENSÃO? – Por Dr. Stanrley Viali Gomes*

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Causas da Pressão alta.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
·* Fumo ;

* consumo de bebidas alcoólicas,

* obesidade,

*estresse,

*Elevado consumo de sal,

* Níveis altos de colesterol,

* Falta de atividade física;
Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade.
Existem várias formas de tratamento, podendo ser individualizado conforme cada paciente. Procure sempre um cardiologista para tirar dúvidas.

*Cardiologia/Ecocardiografia – CRM 58041

**o texto é de inteira responsabilidade do seu autor e não representa necessariamente a opinião do site

VOCÊ SABE O QUE É CARDIOMEGALIA?- Por Dr. Stanrley Viali Gomes

 

A cardiomegalia, popularmente conhecida como coração grande, não é uma doença, mas é um sinal de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo.
Estas doenças podem deixar o músculo do coração mais grosso ou as câmaras do coração mais dilatadas, fazendo com que o coração fique maior. Este tipo de alteração no coração acontece com mais frequência em idosos, mas também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos e, num estágio inicial pode não apresentar sintomas.
No entanto, devido ao crescimento do coração, o bombeamento de sangue para todo o corpo fica comprometido, o que provoca cansaço intenso e falta de ar, por exemplo.
Portanto, é importante consultar um cardiologista para fazer o famoso “check up” anual.

  • Dr. Stanrley CRM 58041 – Cardiologia/Ecocardiografia
  • * Os texto acima é de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do jornal

PRA QUE SERVE O EXAME DE ECOCARDIOGRAMA? – Por Dr. Stanrley Viali

Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som.
Nosso corpo tem diferentes tecidos e com isso diferentes graus de refração de ondas sonoras.
Quando o aparelho de ultrassonografia emite o som de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), muito além, portanto, da capacidade humana de audição, ele capta o retorno dos ecos e transforma em imagem preto e branco para o médico analisar.
Um transdutor deslizado sobre o peito do paciente direciona essas ondas para estruturas do coração do paciente e capta o eco delas, transformando-o em imagens e fluxos coloridos do sangue que passa por ele.
É muito comum ouvir um paciente perguntando porque fazer um Ecocardiograma, então descrevemos como um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas com som exatamente igual aos exames de ecografia abdominal ou ecografia fetal.
Assim, a ecocardiografia pode fornecer imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas.
Podemos medir o tamanho do coração, analisar sua força de bombeamento do sangue, e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler, permitindo identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas,
Isso nos ajuda a entender se está ocorrendo um estreitamento ou alargamento das valvas cardíacas.
Há várias modalidades de ecocardiograma, mas as mais modernas, em associação com o Doppler, oferecem imagens coloridas em 3D, capazes de possibilitar a visualização de detalhes anatômicos e funcionais mínimos do coração.
O exame também pode ser realizado no feto em gestação, permitindo um diagnóstico muito precoce de eventuais anomalias cardíacas e possibilitando intervenções ainda no interior do útero.
Por tratar-se de um exame que não apresenta efeitos colaterais, ser de custo relativamente baixo e de fácil operacionalidade e transporte, além de seu excelente alcance diagnóstico, o ecocardiograma tem grande destaque na cardiologia moderna.

  • Dr. Stanrley CRM 58041 – Cardiologia/Ecocardiografia
  • * Os texto acima é de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do jornal
  • DOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAIS – Por Dr. Stanrley Viali

    O que é?
    É um exame complementar de diagnóstico que utiliza o ultrassom para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).
    Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.
    Quando é indicado?
    Quando o médico tem necessidade de investigar a presença de placas de gordura, o diâmetro das paredes das artérias e o estreitamento dos vasos.
    Preparo
    Para a realização deste exame não é necessário preparo.

    Dr. Stanrley –Atendimento em:

    * Hipertensão Arterial (pressão alta)
    * Arritmia do coração
    * Hipercolesterolemia (colesterol alto)
    * Insuficiência cardíaca
    * Sopro no coração
    * Dor no tórax (dor no peito)
    * ECOCARDIOGRAMA com doppler colorido
    * DOPPLER das artérias carótidas e vertebrais

Esta matéria foi visualizada1.257 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *