A VACINA CONTRA O COVID -19, OS ANTICORPOS E OS BEBÊS – Por Dra. Táina Almeida

Todo mundo já ouviu falar em anticorpo? Principalmente depois da pandemia do Covid 19 alguns termos que antes eram falados mais em meio médico ficaram mais conhecidos. Os anticorpos são células especiais que atuam na defesa do nosso organismo com a missão de nos proteger de várias doenças. Eles são específicos, ou seja, um anticorpo só defende de determinada doença. A intenção da vacinação, seja ela qual for, é fazer com que nosso organismo crie anticorpos contra essas doenças e assim ficamos protegidos.
Já é bem estabelecido que alguns desses anticorpos são capazes de atravessar a barreira placentária e passar para o feto e que também através do aleitamento materno eles também podem ser passados.
E a notícia maravilhosa é que alguns estudos já conseguiram provar que gestantes e lactantes que tomaram a vacina contra o Covid 19 estão passando esses anticorpos para seus bebês. Assim temos uma vacina valendo para 2, já que duas pessoas estão recebendo uma proteção.
A mulher tem que tomar todas as doses, para conseguir a produção e a passagem máxima de anticorpo pra esse bebê. Quanto tempo esses anticorpos vão durar no organismo da criança ainda não sabemos, são perguntas a serem respondidas. Mas já é notícia boa sabermos que nesse momento mães vacinas e principalmente filhos amamentados em seio maternos estão sendo protegidos. Mais motivos para reforçamos o quão importante é o aleitamento materno.

Dr. Táina Almeida – é médica pediatra em Conselheiro Pena

* Os texto é de inteira responsabilidade de seus autores enão representam necessariamente a opinião do jornal

Esta matéria foi visualizada999 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *