TRATAMENTO DE ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES EM CRIANÇAS – Por Dra. Fátima Zambon

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que trata desarmonias ósseas, musculares, além do funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.
Age através de recursos terapêuticos, que utilizam estímulos funcionais, provoca respostas, normaliza funções.
Como princípio fundamental, utiliza-se de aparelhos removíveis, que produzem estímulos neurais, cuja resposta, remodela estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.
Portanto, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio de todo o sistema.
Segundo o Conselho de Odontologia, as áreas de competência para atuação do especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares incluem:
Prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das mal oclusões, através de métodos ortopédicos funcionais;
Tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:
Crescimento e desenvolvimento;
Erupção dentária;
Postura e movimento mandibular;
Posição e movimento da língua; e,
Distúrbios crânio mandibulares.
Inter-relacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.
Abordagem Adequada
As alterações funcionais, como alterações na respiração, fala, mastigação e deglutição, além das alterações ósseas, são consideradas no planejamento e prognóstico do caso, visto que a permanência destes problemas, pós tratamento ortodôntico ou ortopédico, pode acarretar insucesso no tratamento.
Atuação da OFM na Respiração Oral
A necessidade do tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares, pode ocorrer quando a criança tem necessidade de fazer a complementação da respiração pela boca. Ao invés de fazê-lo, predominantemente, pelo nariz.
Salientamos que, quando isto ocorre durante o crescimento, provoca alterações dento maxilares, predispondo deformidades no posicionamento dentário, alterações ósseas e musculares. Podendo comprometer, além da beleza no alinhamento dos dentes, o sorriso. Quando isto ocorre, pode trazer conotações psíquicas, como por exemplo, no bullying , relacionado ao comportamento antissocial.
Lembrando que, algumas alterações cognitivas são associadas à respiração bucal. Como, déficit no rendimento escolar, déficit de atenção, ronco e apneia do sono.
Como pode-se observar, a respiração bucal apresenta etiologia multifatorial. Que deve ser considerada para o sucesso do plano de tratamento ortodôntico.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares(OFM) considera as alterações das funções, para diagnóstico e plano de tratamento. Prioriza o estímulo adequado na reabilitação da fisiologia normal, eliminando as causas e propiciando condições favoráveis de crescimento e desenvolvimento da face.
A OFM, reabilitando simultaneamente a forma e a função, equilibra as forças que atuam sobre os maxilares. Estabilizando a correção na posição, onde estão inseridos os dentes.
O que importa para todos nós é a estabilidade do tratamento realizado, portanto, se ainda restou ou ainda suscitou mais dúvidas, sinta-se a vontade de entrar em contato conosco.

* Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada467 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *