NOVEMBRO AZUL PET – Por Dra. Isadora Vieira*

Novembro Azul, como muitos sabem, é uma campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata em homens. O que poucos têm conhecimento é que esse tipo de câncer também acomete os bichinhos de estimação.
Por isso, foi criado o Novembro Azul pet; essa versão da campanha se volta a chamar a atenção dos tutores para a importância dos exames em cães e gatos machos, especialmente nos animais de meia-idade e idosos, bem como sobre o papel da castração.
Apesar da incidência ser baixa em pets, as neoplasias prostáticas (câncer de próstata) podem ser agressivas e evoluir rapidamente para metástases, porém as hiperplasias (aumento do número de células num órgão ou num tecido) prostáticas são mais comuns, aparecendo em cães com idade a partir de 6 a 7 anos. Tumores testiculares também são observados em animais mais idosos.
A próstata é uma glândula acessória do sistema reprodutivo do macho que fica localizada na cavidade pélvica. No macho idoso não castrado, o tamanho da próstata aumenta, podendo levar à formação de cistos, abscessos e até neoplasia. Muitas vezes, o que acontece é a Hiperplasia Prostática Benigna, ou seja, justamente esse aumento do tamanho da próstata.
Quando isso acontece, devido ao fato de a próstata circundar a uretra, essa alteração pode comprometer os órgãos vizinhos e impedir a passagem da urina ou dificultar o animal a defecar. A maioria dos cães não castrados acaba desenvolvendo a Hiperplasia Prostática Benigna, ou outras condições como as Prostatites Bacterianas (infecções), os Cistos Prostáticos e o câncer propriamente dito. Daí a importância do Novembro Azul pet.
Os sinais clínicos mais comuns são: Perda de apetite; Micção frequente; Tenesmo urinário (esforço para urinar, com pouco sucesso); Constipação; Urina sanguinolenta; Febre; Dor abdominal; Corrimento uretral; Andar enrijecido.
O diagnóstico quanto antes realizado, melhor, além de aumentar as chances de cura. Ele pode ser realizado por meio dos seguintes exames: Hemograma; Urinálise; Palpação retal; Biópsia (citológico e histológico); Radiografia e Ultrassom.
Os exames, aliados aos sintomas oferecem o veredito sobre a condição do animal e qual será o tratamento. Para ter um diagnóstico precoce, é preciso levar o animal ao médico veterinário regularmente. A partir dos seis anos de idade, é recomendado que o cão faça exames preventivos, como o toque retal para palpação da próstata.
A partir dos exames, o médico veterinário irá escolher o melhor tratamento para cada paciente individualmente.
Para prevenir as doenças da próstata, a castração é considerada o método mais efetivo. O ideal é que o animal seja castrado por volta de 1 ano de idade (cães pequenos e gatos – quando possível) e os cães grandes perto dos 18 meses.
Além disso, a castração previne outras doenças, como a infecção na próstata, o abcesso prostático, o cisto prostático e a Hiperplasia Prostática Benigna. A castração minimiza as chances do seu animal desenvolver doenças graves. Outro ponto importante é oferecer ao pet uma alimentação balanceada.
Lembre-se, a prevenção é essencial!

**Médica Veterinária – CRMV-MG 21.835

Esta matéria foi visualizada431 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *