A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO CONTRA OS RAIOS ULTRAVIOLETAS- Por Dra. Táina Almeida – Médica Pediatra

Um banho de sol em horários apropriados é ótimo para saúde, mas ficar exposto a radiação por tempo prolongado e nos horários aonde temos os maiores índices, pode ser muito prejudicial, como o surgimento de câncer de pele. Como estamos próximos do verão é preciso atenção para não abusar do sol.
Em busca de reduzir a alta incidência de câncer de pele em 1996 na Australia, foram desenvolvidos tecidos inteligentes que bloqueiam a radiação UV. Já usamos chapéus, bonés e roupas em busca de nos proteger dos raios ultravioletas, mas nenhum destes itens é tão eficaz como os tecidos com proteção UV. Hoje já tão difundidas e disponíveis no mercado, as roupas com proteção UV não liberam nenhum composto químico, por este motivo podem ser usadas por bebês (que tem a pele sensível) e é uma boa alternativa para pessoas com alergia a protetor solar.
As roupas com proteção UV são desenvolvidas com uma técnica que torna o fator de proteção permanente: tecidos sintéticos, como a poliamida, que possuem dióxido de titânio em sua composição, ou seja, não sai com as lavagens, garantindo um bloqueio de 98% dos raios UVA e UVB, quando o FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) for 50+. Fique de olho na etiqueta, evite peças que não indicam o Fator de Proteção Ultravioleta.
Outro item que não podemos esquecer é o protetor solar com proteção mínima de 30FPS. Muitos não sabem que existem 2 tipos diferentes de proteção, uma química e outra física, alguns protetores ainda fazem uma proteção combinada com as duas substancias.
Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria o protetor é indicado para bebês a partir de 6 meses. O ideal é protetor só com proteção física de 6 meses a 2 anos e após essa idade pode ser usado a proteção química. Converse com o seu pediatra o ideal para seu filho. Fique de olho para curtir o sol com responsabilidade

Dr. Táina Almeida – é médica pediatra em Conselheiro Pena

* O texto e imagem é de inteira responsabilidade da autora e não representam necessariamente a opinião do jornal

Esta matéria foi visualizada126 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *