O REINO É POSSÍVEL – Por José Nilson *

No livro do Profeta Isaías, capítulo 7, versos de 10 a 17, o autor fala de Emanuel, no qual os autores dos Evangelhos entenderam como se fosse Jesus, más não era, até porque se trata de 700 anos antes do evento Jesus de Nazaré, humanamente é impossível alguém ter essa percepção, afirmar qualquer coisa desse tipo. Considerando o contexto, era tempo de conflitos entre Síria e Israel.
O rei de Aram e o rei de Israel, convidam Joatão, rei de Judá a se unir com eles contra os assírios, porém Joatão toma uma posição neutra, considerada perigosa pelos outros reis. Quando Acaz assume o Reino de Judá, mantém a mesma posição de neutralidade. Porém estava sendo pressionado a aliar-se a um dos lados.
É nessa realidade que Isaías fala ao rei Acaz, que o Senhor vai interferir na história, vai dá um sinal: Eis que uma jovem conceberá e dará a luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, que quer dizer, Deus está conosco. É razoável concluir que a jovem mulher, seja a rainha Abia, a mãe de Ezequias. Quando assume o poder, de 727 a 698 a.C, Ezequias promove uma reforma política e religiosa.
Essa reforma começou no primeiro ano de seu reinado, é preciso ler pelo menos o capítulo 29 do 2° livro de Crônicas. Para entender a Bíblia, de forma genuína, é preciso ler a Bíblia e buscar fundamentos. Ezequias combateu a idolatria, destruiu a serpente de bronze erguida por Moisés, que passou a ser adorada. A reforma aconteceu em várias dimensões: local do culto, a maneira de cultuar, a forma de ministrar e a conduta dos adoradores. Combateu a displicência, a decadência espiritual, e como não podia deixar de ser, algumas pessoas sombaram da reforma, – diante de uma sincera manifestação de fé, os zombadores sempre se manifestam. Começou com a reforma do templo e restauração do culto.
Ezequias sabia que sem Deus, nada iria prosperar em Judá. A primeira ação é restaurar a relação com Deus, que passa, sobretudo, por uma mudança interior, no ser. Ezequias, homem sincero e transparente, exemplo de liderança séria, madura e comprometida com o propósito de Deus.
A narrativa do capítulo 31 do segundo livro de Crônicas, mostra que Ezequias fez o que era bom e certo aos olhos do Senhor, seu Deus e foi fiel à Ele. Em tudo o que empreendeu para o serviço do templo, para as Leis e as prescrições, procurou a vontade de Deus, pondo na sua obra todo o seu coração.
Em tudo foi bem-sucedido. Somos chamados a sermos assim, como Ezequias, para que no nosso tempo, a vontade de Deus seja praticada.

– Por uma sociedade sem males –

  • José Nilson se declara, Sacerdote, profeta e rei.
  • * Os texto é de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do jornal
Esta matéria foi visualizada388 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *