O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER – Por Dra. Fátima Zambon*

É natural que pais e responsáveis tenham dúvidas sobre como cuidar da melhor maneira dos seus filhos. Essas dúvidas são ainda maiores quando se trata da saúde bucal infantil, já que existem diferentes fases pelas quais a criança passa.
Durante alguns meses, não existem dentes. Depois, vêm os de leite; e em poucos anos eles já começam a ser trocados. São muitas mudanças, e em cada um desses momentos a criança precisa de um cuidado diferente, além de instruções para ter autonomia na hora de cuidar dos dentes.
Assim, os pais precisam estar bem informados.
As fases do desenvolvimento bucal infantil são divididas em três momentos. Essa divisão se dá conforme os dentes presentes na boca da criança. Veja só!
Dentição decídua
Essa é a primeira etapa do desenvolvimento, é uma fase que vai do bebê recém-nascido até os 3 anos em média, quando todos os dentes de leite estão na boca. O nascimento dos primeiros dentes costuma acontecer a partir dos 6 meses de idade, mas isso pode variar para cada criança.
Dentição mista
A dentição mista é a fase em que a criança inicia a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Passa a ter os dois tipos em sua boca. Os dentes de leite costumam começar a cair a partir dos 6 anos de idade, e isso pode se estender até os 12 anos, em média.
Dentição permanente
É o estágio final do desenvolvimento bucal. A criança não tem mais dentes de leite. Toda essa primeira dentição foi substituída pela permanente e são esses novos dentes que vão continuar por toda a vida.
Os principais cuidados em cada umas das fases
Precisamos ter bastante cuidado com a saúde bucal infantil porque, em cada uma das fases de desenvolvimento, há necessidades diferentes. E isso acontece inclusive no modo como educamos o pequeno, para que ele aprenda a cuidar dos seus dentes com autonomia.
Os pais têm um papel importante, afinal, precisam estimular desde cedo hábitos saudáveis, tanto com relação à higiene quanto à alimentação e outros comportamentos que podem afetar o desenvolvimento bucal e facial.
Além disso, por alguns anos, cabe aos responsáveis estar à frente dos cuidados com a saúde bucal infantil. Então, é hora de conhecer as melhores práticas nas diferentes fases, vamos lá?
É a fase que demanda mais cuidados, a maioria dos problemas bucais, em especial as cáries, aparece nesse momento. Um dos motivos é que, em função de a criança ser muito pequena, os responsáveis nem sempre entendem a importância de cuidar da boca e acabam negligenciando a higiene.

* Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada201 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *