FEBRE, E AGORA ? Por Dra. Táina Almeida

Vamos desvendar alguns mitos e passar informações importantes, já que a febre assusta a maioria dos pais e cuidadores!
Primeiro essa febre precisa ser termometrada! Por favor, tenham sempre um termômetro em casa! Febre é temperatura a partir de 37,8° e febre alta é acima de 39,5°!
Febre NÃO É EMERGÊNCIA! Não precisa correr para o pronto socorro, não é bom uma criança ser examinada com febre. Primeiro medique seu filho com o antitérmico já prescrito pelo seu pediatra! Dê um banho morno por pelo menos 10 minutos, isso vai ajudar!
Na hora da febre a criança fica mais “enjoadinha”, olhar caído, coração acelerado, a respiração mais rápida! Isso é normal, devemos observar!
A Febre passou e a criança, está brincando, aceitando líquidos e alimentos, a respiração voltou ao normal, ótimo! Podemos ficar mais tranquilos! Agora a febre passou e a criança está prostrada, mantendo a respiração rápida, não aceita líquidos, nesse momento devemos procurar o pediatra ou um hospital!
Agora a CRIANÇA FICOU BEM, mas a febre está sempre voltando assim que o efeito da medicação passa! Não é motivo para desespero, a maioria dos quadros serão benignos, de origem viral. Você deve aguardar de 48 a 72h e mesmo que a criança esteja bem e a febre persista, após esse período procure o pediatra para uma boa avaliação.
Se antes das 72 horas a criança já apresenta os seguintes sintomas: dor ao fazer o xixi, ferida na pele com presença de pus, diarreia com sangue, pus saindo do ouvido, (esses são só alguns exemplos mais comuns) já deve procurar o pediatra o mais rápido.
Essas orientações não valem para bebês menores de 3 meses. Nesses bebês é bom que todo quadro febril seja examinado e investigado com mais urgência.
Na dúvida é sempre indicado levar para uma consulta. Por isso é tão importante ter o seu pediatra, que conhece a criança, porque assim ele pode te acalmar ou alertar para os cuidados que precisam ser feito. Então nada de desespero na hora da febre.

*Dr. Táina Almeida – é médica pediatra em Conselheiro Pena

* O texto e imagem é de inteira responsabilidade da autora e não representam necessariamente a opinião do jornal

Esta matéria foi visualizada432 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *