DIA DE FINADOS – CEMITÉRIO DE CONSELHEIRO PENA, RECEBE CENTENAS DE VISITANTES

Nesta quinta-feira de Finados , muitas pessoas de todas as idades e classes sociais visitam os cemitérios para manter a tradição de visitar os mortos. Na data, são colocadas flores e velas nos túmulos, além de celebrações católicas, cultos, e orações como uma demonstração de amor e saudade. Segundo um funcionário da prefeitura, os cemitérios vem sendo bem cuidados, com identificação dos túmulos e manutenção .

A dona de Casa Carla Neves é uma das pessoas que visitam anualmente o cemitério monte Nebu no Dia de Finados. Ela sempre tira um tempinho para visitar os familiares enterrados lá. O que para ela é uma forma de agradecer e lembrar dos entes que se foram.

“Eu sempre venho para lembrar dos meus parentes que foram enterrados aqui, faça chuva ou faça sol. Gosto de trazer velas, fazer orações e lembrar dos momentos bons que tive com eles, principalmente minha mãe, que eu já visito há 15 anos”, conta.

A tradição, aliás, foi instituída pela Igreja Católica no século X, com o objetivo de relembrar a memória dos mortos e rezar pelo descanso das almas deles. É o que faz todos os anos o comerciante Antônio Carlos. De acordo com ele, a data é importante para relembrar os momentos que passou com os pais.

“Aqui é onde enterrei meus pais. Eu venho todos os anos para visitá-los e lembrar dos momentos que passamos juntos. É importante para mim manter a memória deles viva”, diz. “É uma data triste, que nos deixa pensativos, mas é também muito importante para lembrar e matar a saudade”.

O nome do Cemitério de Conselheiro Pena foi instituído pelo falecido ex-vereador Odílio Ferreira.

Esta matéria foi visualizada695 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *