SAIU A TABELA DO IPVA 2024- PRIMEIRA PARCELA VENCE DIA 15

O Governo de Minas divulgou nesta terça-feira (2) as opções de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O pagamento pode ser feito via Documento de Arrecadação Estadual (DAE), Pix ou nos bancos credenciados. Nesse último caso, é necessário apenas informar o número do Renavam do veículo no caixa.

A consulta dos valores do imposto e a emissão da guia de pagamento acontecem apenas no site da SEF-MG (Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais). O órgão faz um alerta para os golpes que acontecem por meio de links nas redes sociais ou mensagens de SMS oferecendo descontos. A Secretaria de Fazenda informa que não oferece descontos.

Aliás a escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única começa no dia 15 de janeiro, para os finais de placa 1 e 2. As datas seguem ao longo da semana e encerram-se no dia 19 de janeiro, com os finais de placa 9 e 0.

Neste ano, a expectativa de arrecadação do IPVA é de R$ 10,6 bilhões. A frota tributável é de 11.201.920 de veículos, registrados até outubro de 2023. O valor do imposto teve uma redução média de 3,37% quando em comparação com o ano passado. Isso se deve, principalmente, a depreciação do valor de veículos usados. Do total arrecadado com o IPVA, 40% vão para o caixa único do Estado. Outros 40% vão para os municípios de emplacamento dos veículos, enquanto o restante vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Esta matéria foi visualizada383 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *