PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALVARENGA É O MAIS JOVEM VEREADOR DO BRASIL
No dia 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Alvarenga realizou a Cerimônia de Posse dos vereadores, Prefeito e Vice, para o mandato 2025-2028. O evento aconteceu no plenário da Casa e contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade.
Durante a solenidade, foram empossados os vereadores eleitos, o prefeito e o vice-prefeito, que prestaram o compromisso de cumprir com os deveres do cargo. Em seguida, foi eleita a nova Mesa Diretora, que assumirá a condução dos trabalhos legislativos no primeiro biênio (2025-2026).
A cerimônia marcou o início oficial do novo mandato.Kauan do Açaí” é um símbolo da renovação política na região.
Com apenas 18 anos, Kauan Souza Rodrigues, ou Kauan do Açaí, foi empossado vereador em Alvarenga.
E mais: já assumiu a presidência da Câmara Municipal, tornando-se o presidente de Câmara mais jovem do Brasil! Kauan conta que sua trajetória começou entre amigos e com o incentivo da família:
“Muitos diziam: ‘Candidata aí que eu voto em você!’ Meu pai, que apesar de nunca ter sido candidato, sempre esteve envolvido na política, me apoiou, e assim fomos à luta. Apesar de nunca ter me imaginado nesse lugar, sempre quis lutar por bons ideais e ajudar a população.”
Com a juventude a seu favor, Kauan quer deixar uma marca de compromisso e transformação:
“Quero ser lembrado como alguém que realmente ouviu e lutou pelo povo, que fez a diferença, mesmo com pouca idade.”
kauan é motivo de orgulho e incentivo para que os jovens de toda nossa região, possam acompanhar essa nova geração que acredita na política como instrumento de mudança.
Em 2022, após uma intensa campanha da sociedade civil e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que usou influenciadores, artistas e políticos, o engajamento jovem aumentou para as Eleições deste ano. O número de alistamentos de jovens de 16 e 17 anos, que ainda têm o voto facultativo, aumentou em 51,3% sobre as Eleições de 2018. No entanto, o total de jovens de 16 a 24 anos com alistamento vem caindo desde as Eleições de 2016, quando somou 23,6 milhões de eleitores, contra 21,4 milhões agora.
Especialistas atribuem a perda de interesse a fatores como o envelhecimento de líderes partidários, a desconfiança no sistema político, e o segundo plano em que ficam pautas importantes para a faixa etária, como o emprego, a identidade de gênero e as mudanças climáticas. O país tem atualmente mais de 23% da população entre 15 e 24 anos.
A participação de jovens nas tomadas de decisões está condicionada à educação sobre seus direitos e deveres, à formação sobre o exercício da cidadania, conceitos políticos e o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, a idade mínima para ocupar um cargo político é de 18 anos para vereador(a), 21 anos para deputado(a) federal, estadual ou distrital, além de prefeito(a) e vice-prefeito(a), 30 anos para governador(a) e 35 anos para presidente e senador(ora).