CORRIJA SUA ROTA – Por Pastor Juberto Jr.*

Corrija a sua rota antes que você se perca irremediavelmente. Há frases populares hoje em dia que moldam os corações e mentes das pessoas. Tais frases resumem pensamentos existencialistas e antropocêntricos que levarão uma multidão à perdição eterna. Corrija a sua rota e recalibre a bússola da sua mente para retornar ao caminho certo.
Esse mundo diz: “Siga o seu coração.” Deus diz: “O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é extremamente perverso; quem sabe, de fato, o quanto é mau?” (Jeremias 17.9). Se confiar no que seu coração anseia, você vai se arruinar.
As pessoas dizem: “Acredite em si mesmo.” A Bíblia afirma: “Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento.” (Provérbios 3.5). Antes de mais nada, confie no Deus verdadeiro. A real confiança em si mesmo reside em confiar totalmente no Senhor. Os conselhos dos “sábios” deste mundo trazem frases como: “Você é dono do seu destino.” A sabedoria de Deus afirma: “É da natureza humana fazer planos, mas o propósito do Senhor prevalecerá.” (Provérbios 19.21). O Deus verdadeiro é mais que dono da sua história — Ele escreveu sua história antes da fundação do mundo. Confie!
Os “filósofos” contemporâneos dizem: “Seja a sua própria verdade.” Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim.” (João 14.6). Só há uma verdade: Jesus. Existe a verdade absoluta, e ela está revelada na Bíblia. Não existe a minha verdade e a sua verdade; só existe a VERDADE, que é Cristo Jesus. Renda-se e curve-se a Ele. A crença popular é: “Você pode ser o que quiser.” A grande verdade sai da boca de Jesus: “…sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5). Ou você depende de Jesus em primeiro lugar, ou você não é nada.
Uma das frases mais comuns nos tempos atuais é: “O importante é ser feliz.” Mas o Mestre diz: “Busquem, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.” (Mateus 6.33). Se você busca a felicidade mais que tudo, nunca será realmente feliz e satisfeito. Se buscar a Cristo e seu Reino, a felicidade será uma consequência natural.
Ouve-se muito: “Ninguém pode dizer o que é certo ou errado para você.” Mas as Escrituras dizem: “Que aflição espera os que chamam o mal de bem e o bem de mal, a escuridão de luz e a luz de escuridão, o amargo de doce e o doce de amargo!” (Isaías 5.20). Sim, existe o certo e o errado. Sim, existe o bem e o mal. O relativismo te leva à crise existencial, ao caos e, por fim, ao inferno.
“Você é o centro do seu universo”, dizem os coaches. Mas o apóstolo Paulo ensina sobre Deus: “Pois todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele. A ele seja toda a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11.36). Somos a coroa e glória da criação de Deus, mas não somos o centro de coisa alguma. Jesus é o centro.
Há uma frase que acredito estar escrita na porta do inferno: “Isso não tem nada a ver.” Essa frase sugere que as ações humanas são neutras, sem relação com princípios morais ou espirituais. Na prática, essa expressão está afirmando que o que eu faço não tem nada a ver com Deus, com o certo ou errado, com o próximo — é só uma escolha pessoal. A Bíblia ensina exatamente o contrário. Tudo o que fazemos tem, sim, implicações morais, relacionais e espirituais, porque a vida humana está sempre diante de Deus (coram Deo). “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” (Colossenses 3.23). “Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10.31). Não há área “neutra” da vida. Tudo o que fazemos comunica valores espirituais.
Os conselhos deste mundo são caminho de morte. Os mandamentos do Senhor, registrados na Bíblia Sagrada, são caminho de vida plena e eterna — caminhos de paz. Recalcule a rota. Recalibre a bússola. Renove sua mente. Então, sua vida fará sentido, seu coração se alegrará e sua alma encontrará descanso.

 

PR. Juberto Oliveira da Rocha Júnior

Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton – IPB – Conselheiro Pena.

  • O texto é de inteira responsabilidade do autor
Esta matéria foi visualizada1.101 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *