ESCOLA ESTADUAL MARIA GUILHERMINA : PARTICIPAÇÃO BRILHANTE NA OBMEP 2018

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

Em 2018 , mais de 18 milhões de alunos de todo o Brasil,participaram da 14ª edição da OBMEP. Os alunos participantes são divididos em 3 níveis:

NÍVEL 1 – alunos matriculados no sexto e sétimo anos;

NÍVEL 2  – alunos matriculados no oitavo e nono anos;

NIVEL 3 – alunos matriculados no Ensino Médio.

 

A E.E. Maria Guilhermina Pena , com tradição de muitos medalhistas,no ano de 2018 , obteve resultados brilhantes . Com muito entusiasmo anunciamos o advento da nossa primeira medalha de ouro. Importante ressaltar que,em todo Brasil,somente 200 estudantes  foram contemplados com a MEDALHA DE OURO e nosso aluno , Ian Lima Camargo , alcançou a 37ª colocação. Sucesso ! Ele estou todo o Ensino Fundamental na nossa escola.

Além da medalha de ouro , ganhamos mais duas medalhas de bronze do nível 2- Nathália Miranda da R. Silva e Evânio Oliveira de Almeida Filho, perfazendo um total de 3 medalhas e 5 menções honrosas – alunos que, apesar de não ganharem medalhas,obtiveram as primeiras colocações no Estado ( UF) de origem.

A OBMEP além de reconhecer o talento do aluno , também valoriza o trabalho dos professores de Matemática dos alunos medalhistas. Nossos educadores são também premiados e valorizados pelo projeto.

Segue o nosso quadro de premiação: ALUNOS E PROFESSORES

ALUNO MEDALHISTA MEDALHA PROFESSOR PREMIADO
Ian Lima Camargo Ouro – Nível 1 Jaqueline Sanches
Nathália Miranda da R. Silva Bronze – Nível 2 Leni Albino
Evânio Oliveira de Almeida Filho Bronze – Nível 2 Katiane P. Vasconcellos

 

 

ALUNO MENÇÃO HONROSA NÍVEL PROFESSOR PREMIADO
Leôncio de S. Ribeiro Nível 1 Jaqueline Sanches
Marcos Henrique Souza Nível 1 Jaqueline Sanches
Alexia Vespasiano Monerat Nível 1 Jaqueline Sanches
Reuel Joshua H.Costa Nível 2 Leni Abino
Igor Ferreira da Silva Nível 2 Leni Albino

 

Os alunos medalhistas participarão do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC),o qual propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. O medalhista é premiado com uma bolsa do CNPQ , a qual trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC ou do Programa Mentores. Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao seu programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que contribua para seus estudos futuros.

Como bem coloca Paulo Freire: “Educação transforma pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Diante de tantas conquistas no decorrer do ano que se finda  , a E.E. Maria Guilhermina Pena , sela 2018 com a certeza que estamos no caminho certo , pois através da prática pedagógica que vivenciamos, estamos cumprindo o nosso papel na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e avançando com uma educação pública de qualidade, a qual é construída continuamente  com mãos e mentes de pessoas que dispõem a resolver os grandes desafios sociais do país, através do seu trabalho e do compromisso com a Educação.

 

Parabéns para toda Equipe da E.E. Maria Guilhermina Pena!

Agradecimentos aos pais e demais membros da Comunidade que nos apoiam em todas nossas atividades.

 

Sílvia de Carvalho Brasil Malaquias

Gestora da E.E. Maria Guilhermina Pena

Comentários

Comentários

Esta matéria foi visualizada1.082 vezes

Um comentário em “ESCOLA ESTADUAL MARIA GUILHERMINA : PARTICIPAÇÃO BRILHANTE NA OBMEP 2018

  • 30 de dezembro de 2018 em 18:40
    Permalink

    Parabéns aos alunos e professores, sucesso e que Deus ilumine o caminho de vocês. Muita gratidão por ter estudado nesta escola, á minha primeira professora D.Nair que sempre me incentivou, maravilhosa, á querida diretora na época D. Dazinha, a todos meus ex professores

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *