CUIDADOS NO VERÃO – Dr. Luis Eduardo G. Ribeiro – Médico Generalista- Ginecologia e Obstetricia

Estamos no verão, uma estação de muita energia, sol escaldante e muito cuidado com a saúde. Também é um período ideal para aproveitar as tardes quentes para tomar um suco, e tirar o dia para ir à praia, clube ou cachoeira com os amigos e familiares.
Mas atenção! Com tanto entretenimento é preciso ficar atento para que você desfrute a estação quente de maneira saudável. Por isso, confira as dicas a seguir!
Beba muita água: Como o organismo elimina água pela transpiração e urina é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Nos dias quentes as pessoas suam mais, perdendo mais água e sais minerais. O ideal é consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias: melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora etc. para não deixar o corpo se desidratar e atrapalhar seu divertimento.
Coma alimentos leves: Geralmente, o calor diminui a fome, porém, quando você for comer, prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas, como feijoada, costela e cupim, porque o organismo fica com a digestão mais lenta em altas temperaturas. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Guarde comida somente de um dia para outro, depois disso, jogue fora.
Evite comida de rua: Fuja da vontade de comprar aquele lanche natural dos vendedores de praia. Você não sabe como está a conservação do alimento, condições de higiene em que foi feito etc. Na praia invista em comida industrializada, que passou por fiscalização. Se puder, leve seu próprio lanche, legumes ou frutas cortadas para a hora que a fome apertar. Coloque num isopor ou bolsa térmica com gelo para manter a conservação. Dessa forma, evitará dores de cabeça e outros problemas de saúde.
Atente para sua pele e cabelo: Pegar aquele bronzeado e ficar com aquela marca de biquíni e sunga é um dos momentos mais esperados. O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono, no entanto, você deve evitar o horário das 10 às 15 horas.
Quando for tomar sol no clube, praia, rios e no dia a dia é importante o uso de protetor solar, fator acima de 30, para proteger sua pele das radiações solares. O indicado é passar o protetor a cada duas ou três horas por dia para não perder sua eficácia. Dê os mesmos cuidados aos seus cabelos, fazendo muita hidratação devido ao ressecamento do sol.
Una proteção e moda: Na exposição ao sol, utilize a moda como mais uma proteção à sua pele e aos seus olhos. Abuse dos estilos de chapéus e bonés que evitam que você tome os raios ultravioletas diretamente no rosto e ombros. Adquira óculos de sol de óticas confiáveis, porque os de camelôs facilitam a ação dos raios solares, fazendo as pupilas dilatarem, o que facilita a entrada de radiação. Nesse caso, o barato pode sair caro.
Evite os fungos: O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas molhadas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.
Viu como você tem de estar atento a tudo no cuidado com a saúde no verão? Seja prevenido quanto à quantidade de água que bebe, exposição ao sol e alimentação saudável.

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