DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO : ESQUISTOSSOMOSE – Por Valter Andrade

Popularmente conhecida como “XISTOSE”, a esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Shistosoma Mansoni e estima-se que mais de cinco milhões de pessoas no Brasil são portadoras dessa doença.
Tem como fonte e reservatório de infecção, os caramujos infectados pelas larvas dos esquistossomos sendo que os quais se constituem na fonte imediata. Geralmente a infecção causada pela xistose é predominante em áreas tropicais e subtropicais, na maioria das vezes em comunidades carentes sem acesso a água potável e saneamento adequado.
Por ser comum a falta de saneamento básico na maioria das comunidades rurais, é grande o risco da proliferação de doenças, principalmente as parasitárias.
Muitas vezes, por falta de informação, as pessoas constroem suas casas e lançam os dejetos a céu aberto, nesse momento ocorre a forma de transmissão através dos ovos eliminados pelas fezes. As fezes quando arrastadas para os cursos de água permitem a libertação da larva existente dentro do ovo. Essa larva (miracídio) vai em busca do seu hospedeiro intermediário que é o caramujo, após algumas semanas o caramujo liberta outro tipo de larva (cercárias) que é o tipo infectante para o homem.
O caminho mais curto para evitar as doenças parasitárias consiste na realização de trabalhos educativos fazendo com que a população entenda a necessidade de adoção de medidas simples e adequadas de saneamento, através da construção de privadas com fossas sépticas para confinamento dos dejetos evitando desta forma que os mesmos atinjam os cursos de água.
Além do investimento em ações de saneamento básico, outros cuidados devem ser observados visando prevenir a doença (XISTOSE), sendo o principal evitar entrar em lagoas, lagos, represas e rios que possam abrigar os caramujos e as cercárias.

Valter Ferreira de Andrade é Sanitarista, servidor da FUNASA

**Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site Notícias no Leste

Comentários

Comentários

Esta matéria foi visualizada955 vezes

2 comentários em “DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO : ESQUISTOSSOMOSE – Por Valter Andrade

  • 11 de dezembro de 2019 em 05:52
    Permalink

    Bom dia
    Onde eu moro tem tudo isso..e caramujos são os q mais existem..isso é história para boi durmir
    É só lavar todos alimentos bem lavados antes de consumi Los
    Ande calçado né.
    Esgoto so serve pra tirar dinheiro do pobre e do rico..
    Adoecer e morrer querido,todos vão.

    Resposta
    • 11 de dezembro de 2019 em 18:28
      Permalink

      Não concordo com você pois pensamentos assim faz aqueles que não são consciente mergulhar cada vez mais na falta de informação pois por mais que você lava seus alimentos tem horas que você não consegue livrar de tudo até porque caramujos e ante higiênico ninguém merece uma água sem qualidade esgoto tem que ser tratado sim.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *