SURTO EM EMPRESAS CAUSA EXPLOSÃO DE CASOS DE COVID-19 NA CIDADE DE ALVARENGA

75 das 89 confirmações da doença na cidade são de pessoas ligadas a duas empresas; situação já voltou ao controle, segundo secretário municipal de saúde

Alvarenga, tem uma taxa de contaminação pela Covid-19 por 100 mil habitantes 20 vezes maior que a do restante de Minas Gerais. Com aproximadamente 4.444 moradores, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município registra 89 casos confirmados de contaminação por coronavírus e um óbito, além de 93 casos em investigação.
O que explica essa explosão de casos na cidade, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Felício Júnior, é um surto da doença ocorrido em duas empresas durante o mês de maio e já controlado. Dos 89 casos registrados na cidade, 75, de acordo com ele, são pessoas ligadas a elas.

“O que entendemos é que os funcionários foram contaminados nos alojamentos e isso possivelmente foi transferido à população. Desconfiamos quando um senhor, pai de um cara que trabalhava na empresa, passou mal. Pensamos ser dengue, mas, com o teste rápido, deu Covid-19”, explica Felício Júnior. O homem, na casa os 70 anos, foi encaminhado para internação em Governador Valadares, mas morreu. Antes, um funcionário ligado às empresas estava internado com suspeita de Covid-19.

A cidade não tem hospital equipado com UTI e conta com os municípios de Governador Valadares e Resplendor para atendimentos a pacientes com sintomas mais graves da Covid-19. Dos 89 doentes registrados, 83 são considerados curados — além do homem que morreu, outras duas pessoas tiveram sintomas moderados, conforme diz o secretário de saúde.

O município suspendeu as atividades da empresa onde se iniciou o surto e, agora, avalia sob quais condições ela poderá voltar a operar na cidade. Sem aderir ao programa Minas Consciente, Alvarenga também manteve o comércio não-essencial fechado durante 14 dias e, atualmente, permite abertura de todos eles até as 17h.

A reportagem procurou as empresas para saber mais detalhes sobre a disseminação da doença entre os funcionários e aguarda retorno.

Surtos de coronavírus podem continuar ocorrendo mesmo após pico da pandemia em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já havia apontado que Alvarenga era uma das 12 cidades mineiras onde havia registrado surtos de Covid-19 — aumento rápido de casos relacionados a determinado local, como uma empresa ou asilo. Em entrevista a O Tempo neste mês, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que surtos de Covid-19 continuarão a ocorrer em Minas mesmo após o pico da pandemia no Estado, previsto para o dia 15 de julho.

“Essa epidemia vai acontecer em banho-maria (depois do pico). Podemos ter surtos em algumas regiões, que seriam ‘picos localizados’, mas a tendência é que convivamos com esse vírus por pelo menos um ano e meio, até chegar a vacina”, disse.

Em nota SES-MG informa que, quando há suspeita de surto em algum local, a secretaria orienta os municípios e os serviços de saúde das regiões a ampliar o isolamento social e as medidas restritivas, além de manter o acompanhamento da evolução dos casos.(fonte: o tempo.com.br)

Esta matéria foi visualizada1.841 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *