QUIROPRAXIA – Por Raquel P. Oliveira

raquel

Fisioterapeuta Quiropraxista e Instrutora de Pilates

Um estudo multinacional de 2010 sobre a carga global gerada pelas doenças, observou que lombalgia e cervicalgia são a primeira e a quarta principais causas globais de incapacidade. Vistas como um todo, alterações musculoesqueléticas são superadas apenas por doenças mentais e comportamentais como causa de incapacidade. O impacto global de lombalgia e cervicalgia consideradas conjuntamente é maior que o impacto de HIV/AIDS, malária, infecções do trato respiratório inferior, acidentes vasculares cerebrais, câncer de mama e de pulmão combinados, doença de Alzheimer ou diabetes. A dor vertebral é atualmente reconhecida como uma condição que impõe enorme e crescente custo a indivíduos, sendo considerado também um problema de saúde pública. Visto ser uma das causas mais importantes de incapacidade e não comparecimento ao trabalho.
A dor lombar é a causa mais comum de incapacidade laborativa nas pessoas abaixo de 45 anos e a segunda razão mais comum para visitas aos consultórios de profissionais de primeiro contato, como os fisioterapeutas quiropraxistas e osteopatas, que utilizam as técnicas de manipulação vertebral de alta velocidade como uma abordagem conservadora no tratamento de disfunções musculoesqueléticas.
A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos da América (EUA), por volta do ano de 1895, cuja sua pratica é voltada para tratamento de desordens na coluna vertebral e articulações periféricas como ombro, cotovelo, punho e mão, quadril, joelho, tornozelo e pé. É a especialidade fisioterapêutica de atendimento primário, dedicada a diagnosticar e corrigir as disfunções relacionadas as desordens na coluna vertebral, através de Técnicas Quiropráxicas que incluem a utilização de técnicas ajustivas ou “Thrust” de baixa amplitude e alta velocidade, associadas a um conjunto de terapias físicas, manipulativas , corretivas e de reabilitação traumatológica e ortopédica
A ciência quiropraxica preocupa-se com o relacionamento do corpo entre estrutura (sistema musculo esquelético, incluindo coluna vertebral e demais articulações) e o fluxo de informação, comandada principalmente pelo sistema nervoso. As desordens geradas nessa comunicação entre os sistemas acima citado, podem gerar manifestações de dores na coluna vertebral e articulações dos membro superiores e inferiores.
A Quiropraxia, então visa restaurar as propriedades biomecânicas da coluna e demais articulações por meio de técnicas especificas de ajustamento articular (manipulações vertebrais ou articulares), permitindo que o sistema nervoso volte a funcionar adequadamente. Assim nosso organismo volta a ser capaz de se reposicionar da forma correta, gerando dessa forma alivio das dores.
O Fisioterapeuta Quiropraxista se dedica ao tratamento de lesões ortopédicas, neurológicas, dentre outras sem o uso de medicação ou cirurgia. Além das técnicas de quiropraxia, o arsenal terapêutico da quiropraxia empregado é composto por terapia de flexão distração, pelas técnicas eletroterapêuticas, e analgésicas, uso do ultra som, laser anti-inflamatório, dryneedling(agulhamento a seco) e acupuntura entre outras técnicas.
Os efeitos da Quiropraxia são duradouros, sendo no entanto necessário uma manutenção pelo menos uma vez por ano, e o encaminhamento do paciente para atividades físicas regulares, supervisionadas por profissionais capacitados, como Pilates, musculação, hidroginástica, Yoga, dentre outras.
“ Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” (JP), cuide do seu corpo, da sua coluna, procure um fisioterapeuta Quiropraxista, e faça uma avaliação.

Esta matéria foi visualizada2.191 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *