MÁ HIGIENE BUCAL CAUSA DOENÇAS – Dra. Layanne

Drª. Layanne Vieira S. Cunha - Cirurgiã dentista
Drª. Layanne Vieira S. Cunha – Cirurgiã dentista

Desde a infância, aprendemos que bons hábitos de higiene bucal são importantes. Mas a prática da escovação, aliada a bons hábitos de higiene, tem uma importância muito maior que a estética: a má higiene bucal pode causar várias doenças, algumas delas muito graves. Confira:
CÁRIES: A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em doenças causadas por falta de higiene são as cáries. Elas surgem a partir dos resíduos de alimentos que permanecem em contato com os dentes, atraindo bactérias e causando produção de ácidos que podem destruir as estruturas dos dentes. Apesar de ser um problema mais comum na infância, pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.
Se não for tratada rapidamente, a cárie pode evoluir e causar a morte da polpa do dente, formação de abcessos ou até mesmo infecção. Vale lembrar que a má alimentação (alta ingestão de açúcar) e alguns medicamentos utilizados na gestação (como antibióticos) podem tornar os dentes mais vulneráveis à ação das cáries.
MAU HÁLITO: Está relacionado à má higiene bucal, à boca seca e à ingestão de determinados alimentos, como molhos picantes. Geralmente esse problema se agrava no período da manhã, por conta da menor produção de saliva durante o período do sono. Esse problema não causa grandes consequências físicas, mas pode abalar profundamente a autoestima e ter impacto nos relacionamentos e até mesmo na vida profissional.
AFTAS: Apesar de não existir uma causa específica para o aparecimento de aftas, é sabido que a má higiene bucal pode contribuir para seu surgimento e dificultar a cura. Os ferimentos na mucosa da boca têm coloração branca e avermelhadas ao redor e costumam causar dor e desconforto, especialmente na hora da alimentação.
GENGIVITE: Surge quando existe acúmulo de placa bacteriana, causando inflamação da gengiva, que pode resultar em vermelhidão, inchaço e sangramentos. Se a placa bacteriana não for removida, ela começa um processo de endurecimento, formando o tártaro, que se adere ao dente e pode destruir progressivamente as estruturas que sustentam os dentes.
PERIODONTITE: A inflamação causada pela evolução da gengivite não tratada, e tem como sintomas sangramento, sensibilidade, mau hálito, retração da gengiva e pode resultar em perda do dente. Vale ressaltar que muitas vezes a doença periodontal não apresenta sintomas, por isso é importante manter consultas regulares no dentista para identificar o problema antes que ele afete a estrutura dentária de forma irreversível.
ENDOCARDITE BACTERIANA: Um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, é uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode levar à morte.Um simples sangramento na boca pode permitir que bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração. Pacientes portadores ou com predisposição a problemas no coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene diária.

Esta matéria foi visualizada3.271 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *