INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES DE CUPARAQUE – Por Carlito Robadel

CALÇADA CIDADÃ É DISCUTIDA NA CÂMARA DE VEREADORES

Aconteceu no dia 03/05 a reunião da Câmara de Vereadores de Cuparaque onde foram abordados temas de bastante importância para o município. Estiveram presentes o presidente da Câmara Custodio Marciano, Vice-presidente Elias Tomé, Primeira Secretária Agda, Segunda Secretaria Vanuza Rodrigues, Vereador Warderley Faustino, Vereador Daniel, Vereador Eliozir e Vereadora Vilma. O Vereador Ernany Monteiro não pode comparecer justificando problemas de Saúde.
Na sessão o vereador Wanderley Faustino, disse que o Legislativo precisa ter uma maior preocupação com o tráfego das ambulâncias, e que o ideal seria elaborar um projeto para definir uma rota preferencial as ambulâncias da cidade, que isso ajudaria na economia para com os gastos em combustível e também trazendo mais segurança para com os pacientes e pedestres do município. Segundo o vereador, a proposta seria analisada e aprovado dentro das normas.
Vanderley falou sobre o Projeto do Acadêmico em Urbanismo Carlito Robadel “Calçada Cidadã” elogiando a iniciativa e agradecendo por participar, que o projeto tem que ser discutido e apreciado na Câmara e pediu para que demais vereadores dessem a merecida atenção!
Ainda na sessão o Vereador Elias Tomé, falou que se deve fazer uso de um planejamento adequado de forma a atender a coleta de lixo na zona rural do município, pois nossa cidade precisa atender a todos os moradores independentes da sua localização dentro da cidade, que e direito de toda a população coleta de lixo adequada, nem que seja apenas uma vez na semana, chamou atenção também sobre um caminhão coleto de lixo para o município que hoje e uma das prioridades da cidade. Em relação ao projeto Calçado Cidadã, elogiou e disse que e um grande passo para o futuro, e que a Câmara deve se conscientizar para melhorar a qualidade de vida com o pedestre e organização do trânsito em nossa cidade e que o projeto seria analisando e teria sua atenção.
A Vereadora Vanuza relatou sobre o calçamento do morro do Cemitério de Aldeia, que os moradores do distrito fazem a cobrança para que a obra aconteça, pois em dias de luto se torna ainda mais difícil lidar com a perda e que merecia devida atenção! Sobre o “Projeto Calçado Cidadã” disse que será analisado e estudado, pois dependemos da aprovação da população com relação a mudanças e adaptações que serão feitas, mas agradeceu pela iniciativa da idéia, que e um grande passo para o Município de Cuparaque.

O Presidente da Câmara, vereador Custodio Marciano sobre a fala do Vereador Elias, relatou que não apenas a zona rural merece atenção como o perímetro urbano também, com coletas de lixo bem elaboradas e que a população tem que se conscientizar e fazer uso das lixeiras pela cidade, evitando joga o lixo em logradouros e lotes vizinhos.
Vereador Daniel opinou sobre a falta de respeito com o vereador e perseguições políticas, lembrou também sobre o requerimento em relação ao caminhão pipa exigindo transparência sobre tal assunto. Segundo informações da prefeitura, a exigência do vereador foi atendida.
Disse ainda que “gostaria de parabenizar a Câmara de Vereadores, e agradecer pela oportunidade de terem me ouvido e abraçado a minha idéia, e de muita alegria ver sua idéia sento elogiada e respeitada de tal maneira, estou a 3 anos me empenhado e estudando questões urbanas da cidade de Cuparaque, finalizou.

O projeto dispõe sobre o uso e ocupação de espaços das calçadas, regularização das mesmas para diversos fins. Promover o fluxo de acesso dos pedestres aos espaços destinados à eles visto que em vistorias em campo foram constatadas diversas irregularidades das mesmas como desnível e rampas irregulares, mobiliário urbano fora da faixa de serviço, obstáculos, degraus, falta de manutenção, entulhos, estocagem de material de construção, uso para fins comerciais acatando ao direito de ir e vir dos pedestres em especial aos portadores de deficiência física e mobilidade reduzida e de outras providências como gestantes, idosos, carrinhos de bebês entre outros.

A iniciativa do município com a preocupação com as calçadas nas edificações públicas e logradouros é um exemplo para a cidade, sem contar que serve de incentivo do caminhar, espaços para áreas de vivenciar entre a comunidade, valorizando a residência e o comércio local.

Desta forma a população percebe que a execução do projeto se reflete em qualidade do deslocamento dos pedestres.
Regulamentação do trânsito através de sinalização e ordem da zona urbana da cidade, não podemos deixar o zoneamento urbano se desenvolver de maneira errada, resultando em problemas futuros, tornando um problema irreversível. “

A Prefeitura Municipal de Cuparaque está trabalhando na elaboração de um Código de Obras e Edificações para a cidade que será apresentado a Câmara de Vereadores ainda esse ano. Essa Lei estabelecera normas disciplinares, em aspectos técnicos, estruturais e funcionais a elaboração de projetos e a execução de obras, onde será priorisado e destacado a relação do passeio publico nas calçadas e logradouros da cidade.

Fotos e Texto: Carlito Robadel

Esta matéria foi visualizada1.758 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *