INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES DE CONSELHEIRO PENA

O Parlamento Jovem é um dos programas de Educação Política, criado pela Resolução 004/2017 de autoria da Vereadora Tia Nádia que instituiu no âmbito da Câmara de Vereadores de Conselheiro Pena, a Escola do Legislativo. Em 2017, foi implementada a Câmara Mirim , que atende alunos de Sexto ao Nono Ano do Ensino Fundamental e neste ano, 2018, foi a vez do Parlamento Jovem , que atende alunos do Ensino Médio das 5 escolas no Município.
Para mobilização dos jovens foram realizadas uma série de visitas às escolas, reuniões com diretores , monitores e professores, 20 palestras para os alunos e a realização das escolhas dos jovens parlamentares através do voto por seus pares. Foi utilizado um programa digital que reproduz o processo eleitoral implantado no país pelo TSE ( urna eletrônica ), dando aos jovens que nunca votaram a experiência de fazê-lo pela primeira vez. Uma vez selecionados os 05 jovens parlamentares das Escolas : Tiradentes, E.E. de Conselheiro Pena, E.E. Maria Garcia Pinto ( Barra do Cuieté), E.E. José Ricardo Neiva ( Ferruginha ), E.E. Luiz Gonzaga Bastos, os 25 parlamentares tiveram oportunidade de participar de 05 oficinas de estudo sobre o tema “Violência contra a Mulher”, ministradas pela Tenente Thais Castro, Guilherme Rosa Thiago (advogado e Embaixador Politize), pela vereadora Tia Nádia e a monitora Danúbia Caetano. Nestas oficinas eles elaboraram propostas sobre o tema, que poderão vir a se tornar Lei ou Indicações ( municipais ou estaduais ) de melhoria do atendimento à mulher, por parte dos órgãos publicos responsáveis, quando é vítima de qualquer tipo de violência prevista em lei. Como funciona o Parlamento Jovem ?
ETAPA MUNICIPAL
Conselheiro Pena- MARÇO A AGOSTO – Plenária Municipal – 14 de agosto 2018 – Câmara de Vereadores -Mobilização , Escolha dos Jovens que farão parte do Parlamento , Oficinas de Estudo sobre o tema definido para aquele ano . Realização da Plenária Municipal para escolhas de 03 propostas a serem apresentadas na Plenária Regional
ETAPA REGIONAL
Caratinga- AGOSTO – Plenaria Regional -17 de agosto 2018 – Câmara de Vereadores- Encontro dos Parlamentos Jovens das 03 cidades que compõem o Polo Vale do Aço /Leste de Minas ( Caratinga – Conselheiro Pena – São Domingos das Dores )– Seleção de 03 propostas entre as apresentadas e defendidas pelos parlamentares
ETAPA ESTADUAL
BH – SETEMBRO – Plenária Estadual – 19 , 20 e 21 de setembro – Assembleia Legislativa de MG- Jovens parlamentares , representantes dos Pólos , defenderão suas propostas e votarão aquelas que poderão ser efetivadas de forma prática e comporão um documento entregue aos Deputados Estaduais da Comissão de Participação Popular da ALMG. Ainda na Plenária Regional foram escolhidos os representantes do nosso Parlamento Jovem CP, que deverão defender as propostas votadas na Plenária Regional : as alunas Nayara Costa ( E.E. Luiz G. Bastos ) e Maria Eduarda Carvalho ( Escola Tiradentes ). Como relatou um dos jovens do grupo : “O Parlamento Jovem tem sido uma experiência maravilhosa para aprendermos como realmente deve ser vivenciada a Política ( o cuidar da Pólis = cidade ) . Se nós jovens não começarmos a nos envolver e entender o que é Política, jamais conseguiremos mudar o nosso municipio, o nosso estado , o nosso país e esta realidade triste que vivemos hoje. ”

Esta matéria foi visualizada1.156 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *